Irga indeniza arrozeiros por perdas com o granizo no RS

Publicado em 17/09/2010 07:35
Os produtores de arroz que tiveram perdas nas lavouras na safra 2009/10 devido à ocorrência de granizo começaram a ser indenizados. Segundo o presidente do Irga, Mauricio Fischer, a soma é de mais de R$ 4 milhões, valor que se destina a 34 arrozeiros de oito municípios. No ano anterior, as indenizações somaram R$ 2 milhões. Segundo Fischer, desta vez os prejuízos foram maiores em função do El Niño. A indenização por parte do instituto a produtores que não tenham seguro é prevista na lei 533/1940. O tema foi alvo da reunião de ontem do Conselho Deliberativo do Irga.

O presidente destacou que, neste ano, o pagamento começou mais cedo, bem na época do plantio. Em 2009, os valores só chegaram ao produtores no final do ano. "Sempre buscamos antecipar, mas a burocracia muitas vezes atrapalha." Os conselheiros também debateram formas de agilizar o processo. Segundo Fischer, o Irga e a Procergs estão desenvolvendo um sistema para automatizar o cadastro de produtores e áreas de plantio e permitir que as ocorrências de granizo sejam notificadas rapidamente. "Assim, será só fazer a vistoria porque já teremos todas as informações da propriedade", explicou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário