Agricultura: zoneamento para o milheto e arroz de sequeiro está aprovado

Publicado em 17/09/2010 10:16
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) definiu o zoneamento agrícola para as culturas do milheto em Mato Grosso do Sul;arroz de sequeiro (sem irrigação), no Pará, e mamona no Maranhão. O zoneamento identifica as áreas e os períodos de plantio mais apropriados para minimizar riscos climáticos coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.

Além dessas características, são indicadas as cultivares mais adaptadas à região e os tipos de solos favoráveis, conforme sua textura. As normas foram publicadas ontem, no Diário Oficial da União por meio das Portarias n 306 a 310. O milheto é uma planta forrageira bastante utilizada no Brasil, especialmente na região Sul, como semente para produção de ração e cobertura de solo no sistema de plantio direto. Também pode recuperar pastagens no sistema Integração Lavoura-Pecuária e ser utilizada na alimentação animal em forma de silagem (técnica de conservação da planta) em locais com deficiência hídrica. A mamona destaca-se pelas várias aplicações do óleo extraído de suas amêndoas, cujos teores variam de 43% a 49%, dependendo da variedade e da região.

A planta apresenta tolerância à seca, sendo uma boa alternativa de cultivo em diversas regiões do País. Apenas o excesso de umidade é prejudicial durante o ciclo da cultura. A produção de arroz de sequeiro depende do regime pluvial, pois a ocorrência de seca durante a fase de formação dos grãos compromete a produtividade da cultura. O Pará produziu, na safra passada, 273 mil toneladas de arroz em 136 mil hectares, conforme levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário