Feijão preto é opção durante a alta do carioca, diz Ibrafe

Publicado em 22/09/2010 18:10
O Instituto Brasileiro do feijão está sugerindo ao consumidor que compre feijão preto, em substituição ao feijão carioca. Segundo o órgão, essa é uma das saídas para que não se sinta, no bolso, a alta nos preços do grão.

“A substituição de feijão carioca, mais caro, para o feijão preto já começou em algum grau, pois a variedade é relativamente mais barata”, afirmou o porta-voz do Instituto, Marcelo Eduardo Lüders.

Nutricionalmente, também não há perdas para quem topar a mudança. “A diferença nutricional entre os diferentes tipos de feijão não é significativa. A substituição pela variedades não traz perdas aos consumidor”, explica a professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, Fernanda Salvador Alves.

“Mesmo com a alta, o consumidor não quer deixar de consumir feijão. Essa é apenas uma das alternativas para que não falte o grão na mesa dos brasileiros” argumenta Lüders. “Além disso, o consumo de outras variedades ajuda a segurar os preços. Se houver menos procura pelo feijão carioca, provavelmente os preços subirão menos”, complementa.

Saudável e barato - O consumo de feijão é importante por ser um alimento rico em proteínas, carboidratos, fibras e algumas vitaminas e minerais essenciais para bom funcionamento do corpo. E já é tradicional na mesa dos brasileiros, principalmente os de renda mais baixa, isso porque o alimento é barato e saudável.

“A junção cereais (como o arroz) e de leguminosas (como o feijão), na proporção três partes para um consegue oferecer boa quantidade e qualidade de proteína a um preço baixo para a população”, finaliza a nutricionista.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão