Por dois anos, viabilidade de produção de arroz está acima da média em MT

Publicado em 27/09/2010 15:40
A realidade das indústrias de arroz em Mato Grosso é positiva em relação à empregabilidade e qualidade da produção. Atualmente são 35 beneficiadoras do grão ativas no Estado, gerando 400 empregos diretos. A estimativa é de que a safra 2009/2010 seja de 800 mil toneladas de grãos de arroz.

O vice-presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e diretor do Sindicato de Alimentos de Rondonópolis e da Região Sul (Siar-Sul), Mauro Cabral de Morais, expôs durante o IV Seminário de Cultura de Arroz de Terras Altas do Estado de Mato Grosso, realizado na última sexta-feira (24), em Cuiabá, que em cinco anos o Estado melhorou 18% na qualidade da produção de grãos inteiros e por dois anos consecutivos a viabilidade de cultivo do arroz é acima da média para o produtor.

Por outro lado, Mauro conta que 70% da produção do grão são exportados para fora do Estado, que possui um baixo estoque de arroz de casca. “Precisamos de uma melhor infraestrutura (estradas), fundos de pesquisas e desenvolvimento do setor de rizicultura, segurança e a evasão do arroz em casca para outros Estados”, explica Cabral

Mauro revela também os desafios que a indústria de arroz em Mato-Grosso precisa superar para que ocorra um acrescimento no setor. “Precisamos investir em estrutura de secagem e armazenagem do arroz, na renovação de maquinários, manter estoque para todo o ano, ter um capital de giro e inovar na gestão industrial”.

“O produtor de arroz no nosso Estado deve fazer ainda uma utilização de sementes certificadas, e também o uso de correto de novas técnicas (exemplos: uso de fertilizantes, rotação de cultura e renovação de pastos-lavoura e pecuária)", sugere Mauro.

Cabral tem a visão de que o ideal para a comercialização desse grão, é que a região sul do país atenda o mercado internacional com parte de sua produção e, os mercados centrais (Mato Grosso) completem o abastecimento interno.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão