Colheita afasta a previsão de quebra expressiva no trigo

Publicado em 28/09/2010 07:36
Grão rende bem pela qualidade, mas sofre com preços descolados do mercado internacional. Cotações internacionais subiram 51% enquanto o produtor paranaense teve reajuste de apenas 13%.
A colheita de trigo acaba de atingir 60% das lavouras no Paraná, com vantagem de 25 pontos sobre a mesma época do ano passado e de 5 pontos sobre 2008. O clima seco permitiu que a tarefa avançasse sem atraso, confirmando, por enquanto, aumento de 17% na produção (para 3,1 milhão de toneladas) apesar da redução de 13% na área (para 1,15 milhão de hectares) – na comparação com 2009. A avaliação é da rede de técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral) do Paraná.

Os relatos de quebra expressiva vêm sendo interpretados como casos isolados. Se as previsões de chuva estiverem erradas e a seca continuar castigando as regiões Sul e Sudoeste, aí sim pode haver mudança significativa no volume a ser produzido, avalia o agrônomo do Deral Otmar Hübner. Apesar das reclamações de perdas virem de todas as regiões produtoras, há registros de marcas de até 4,7 toneladas por hectare com a variedade CD 150 em Cafelândia (Oeste) – 74% mais que a média estadual.

Para a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), houve quebra considerável em regiões isoladas. “Devemos fechar com 5% a 10% de redução no volume, mas com um bom ganho em qualidade”, afirma o Flávio Turra, gerente econômico da Ocepar que monitora a triticultura. “Há regiões com produção e qualidade excelentes”, acrescenta. Mais tranquilo em relação ao resultado da lavoura, o triticultor passa a depender dos preços, frisa.

“Quando a safra foi plantada, não havia perspectiva de que as cotações fossem chegar a R$ 26 a casa sem intervenção do governo, mas estão chegando”, observa. Por outro lado, os reajustes são considerados tímidos, ante a valorização do produto no mercado internacional provocada pela quebra na produção de países como Rússia e Cazaquistão.

O preço ao produtor paranaense subiu 13% sobre a média de abril (plantio) e apenas 4,3% sobre a média de setembro de 2009. Na Bolsa de Chicago, esses índices chegaram a 51% e 59,3%, respectivamente. Os preços internos seguem descolados dos praticados pelo mercado internacional e abaixo inclusive do preço mínimo do trigo: R$ 28,62 a saca (pão, tipo 1, Sul).

Mesmo com recuo em área, o Paraná manteve participação acima de 50% na produção brasileira do cereal, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab): 53% da área e 56% da colheita. A Conab prevê safra de 5,3 milhões de toneladas ante consumo duas vezes maior, que deverá ser atendido com produto importado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário