Estiagem Safra 10/11: Pior momento em dez anos

Publicado em 28/09/2010 07:36
Sem perspectivas positivas para chegada das chuvas ao Estado, produtores se veem obrigados a replanejar e acionar “plano B”.
A soja precoce se consolida como a cultura mais prejudicada até agora pelo longo período de estiagem, a maior dos últimos dez anos em Mato Grosso. De acordo com entidades produtoras e sindicatos rurais dos municípios, a última chuva registrada ocorreu no dia 4 de abril. De lá até agora, segundo os produtores, já são praticamente seis meses sem chuvas, isto é, “sem água suficiente para o início do plantio”. Na última safra (09/10), a soja precoce respondeu por cerca de 30% de toda a área cultivada do Estado, ou cerca de 1,8 milhão de hectares. “Desde o ciclo 00/01 não vemos uma seca com esta intensidade”, recorda o diretor administrativo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja), Carlos Fávaro.

Com o plantio de soja precoce praticamente comprometido e as safrinhas de milho e algodão correndo risco de atraso no próximo ano, os produtores mato-grossenses já estão construindo o “plano B” para a safra 10/11, cuja temporada começou no último dia 16, mas ainda está na estaca zero por falta de chuvas. A alternativa, segundo a Aprosoja/MT é descartar o plantio de soja precoce e trabalhar apenas com algodão, ciclo normal.

“A cada dia que passa as janelas [de plantio] tornam-se mais curtas e sobra menos tempo para o agricultor fazer uma segunda safra”, diz o diretor administrativo da Aprosoja/MT, Carlos Fávaro.

Ele tem informações de que no último final de semana choveu em algumas regiões do Estado. “Mas foram chuvas esparsas, nada que permita o início do plantio. Só deu mesmo para ‘apagar’ a poeira. O tempo continua quente e o solo ainda não oferece nenhuma umidade para receber a semente”. As chuvas ocorreram nas regiões de Tapurah (433 quilômetros ao médio norte de Cuiabá) e Ipiranga do Norte, que fica a 450 quilômetros ao norte da Capital. Outras regiões também registram precipitações esparsas.

“Se fizermos as contas, o plantio ainda não está atrasado para o plantio da soja do ciclo normal, que começa normalmente em outubro e novembro. Mas a safra de soja precoce, aquela plantada mais cedo, já está em boa parte comprometida. Quem plantar sementes de ciclo rápido em outubro corre o risco de não plantar algodão em dezembro. Neste caso é preferível substituir a soja precoce pelo plantio do algodão. Muitos produtores já estão com este plano na mão e já pensam em mudar a estratégia de plantio para a safra 10/11”, afirmou Fávaro.

Ele lembra que em qualquer situação, a partir de agora, o produtor vai ter de reprogramar o plantio e fazer um novo planejamento. Com a informação de que o tempo continuará seco nas primeiras semanas de outubro, não resta outra alternativa ao produtor senão plantar a soja de ciclo normal e a safrinha de milho, “enforcando” o plantio de algodão, ou não plantar a soja e investir no cultivo da pluma. “O produtor tem a opção de plantar o algodão direto, ou a soja agora e o milho depois”, esclarece o diretor da Aprosoja/MT. “Quem optar por algodão nesta safra, é só algodão”. Decisão que não será fácil, já que os mercados futuros, até ao milho, estão em ascensão como fruto de estimativas de estoques mundiais reduzidos para uma demanda crescente, principalmente a chinesa.

MILHO - Já o plantio do milho não está atrasado, porém, o seu cultivo altera o planejamento para outros grãos. Contudo, se não chover dentro de 15 dias, até o plantio da safrinha de milho poderá ficar comprometido em 2011. O cereal é plantado normalmente após a última colheita de soja, por volta de fevereiro e março. Se ocorrer um atraso com a soja, o milho poderá perder sua janela de plantio, que é o final do período das chuvas. O cereal necessita muito delas para o início do desenvolvimento e preenchimento das espigas.

Com o encurtamento das janelas de plantio e a suspensão do cultivo das variedades precoces, Carlos Fávaro acredita que haverá menor oferta de soja no mercado. Para muitos produtores, entretanto, é mais vantagem plantar algodão devido à estrutura de beneficiamento, que é bem maior e demanda uma movimentação mais forte da indústria para o atendimento dos contratos de exportação.

Tags:

Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto