Plantio do arroz é incentivado em MT

Publicado em 28/09/2010 08:53
Cadeia produtiva se une para melhorar qualidade e classificação do grão em Mato Grosso.
Melhorar a ainda mais a qualidade e classificação do arroz em Mato Grosso, implementar a comercialização e fomentar uma maior integração entre os diferentes setores que compõem a cadeia da rizicultura no Estado foram alguns dos temas discutidos no IV Seminário da Cultura do Arroz de Terras Altas do Estado de Mato Grosso, realizado na última sexta-feira (24) no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). Na avaliação do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Arroz e Feijão, Carlos Magri Ferreira, que participa do seminário pela terceira vez, o diferencial neste momento é que a Famato está se integrando à cadeia, sentindo a necessidade de se unir de forma mais efetiva neste processo de consolidação do arroz no Estado.

De acordo com Magri, havia uma informação equivocada de que no Brasil o arroz é uma cultura secundária, que felizmente está sendo desmistificada. Além de ocupar papel importante na cesta básica do brasileiro, o grão está se solidificando comercialmente, inclusive como produto de exportação. Levantamentos indicam que é possível trabalhar a rizicultura de forma sustentável.

O Brasil tem produzido arroz em escala comercial em dois agrossistemas: várzea e terras altas. Em função de algumas características, a planta tem melhor desenvolvimento e potencial produtivo em sistemas em que o solo permanece úmido. Dessa forma, o arroz produzido nas várzeas até pouco tempo tinha a preferência. Atualmente, os grãos plantados em terras altas praticamente se igualaram aos das várzeas em relação aos aspectos qualitativos. Assim, os preços têm sido similares, motivo pelo qual o cultivo de arroz em Mato Grosso passou a ser bastante viável de uns tempos para cá.

Os municípios do Vale do Araguaia, região Sul e da Grande Sinop, são os que produzem arroz de maior qualidade no Estado. Contudo, os produtores acabam comercializando a maior parte do produto para estados vizinhos como Goiás, por exemplo, fato que foi um dos temas das discussões no Seminário já que o objetivo é aumentar internamente o consumo do arroz produzido. Segundo o pesquisador, há estudos que informam que 49% das pessoas compram arroz pela marca comercial e, como a maioria do produto vendido aqui sempre veio de estados da região Sul do país, as marcas do arroz produzido no Estado acabam não sendo prestigiadas.

Um dos motivos é instabilidade na produção em Mato Grosso. O produtor rural tem que ser convencido da boa qualidade do produto local e incentivado a investir na cultura. As principais variedades de arroz produzidas em Mato Grosso são primavera, cambará, BRS sertaneja, BRS pepita e BRS monarca. O plantio geralmente é feito no início de dezembro e a colheita em abril.

Tags:

Fonte: Gazeta Digital

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto