Federarroz comemora decreto que amplia o crédito presumido do arroz

Publicado em 29/09/2010 10:21
A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) comemorou a publicação do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (28/09) do decreto que determina a elevação do crédito presumido de 3% para 3,5% com operações envolvendo a comercialização e o beneficiamento do arroz. Segundo o presidente da Federarroz, Renato Rocha, essa medida já havia sido anunciada pela governadora gaúcha Yeda Crusius no último dia 3 de setembro, durante a abertura oficial da Expointer, após reunião com a entidade e direção da SEFAZ.

Rocha relembrou que, acompanhado do vice-presidente de Mercado e Política Setorial, Marco Tavares, esteve reunido com o secretário estadual da Fazenda, Ricardo Englert, e técnicos do Estado, dia 1º de setembro. E após a apresentação de um conjunto de demandas setoriais, foram definidas as duas medidas de desoneração tributária importantes para o setor arrozeiro: a ampliação do crédito presumido e a isenção da taxa de Contribuição ao Desenvolvimento da Orizicultura (CDO) para as exportações de arroz do Rio Grande do Sul, desde que a matéria prima tenha sido adquirida dos produtores gaúchos.

As duas medidas anunciadas fazem parte das “ações convergentes da Cadeia Produtiva do Arroz” e da agenda estadual de pleitos da Federarroz, que nunca foi abandonada, e trará beneficio direto ao Setor Industrial e indireto ao Setor Produtivo.

Com o decreto, o crédito presumido passará de 3% para 3,5%, incentivando o beneficiamento do produto gaúcho. A medida terá validade de pelo menos seis meses. Quanto a isenção da taxa CDO para as exportações de arroz o Executivo deverá encaminhar à Assembléia Legislativa gaúcha um projeto de lei em regime de urgência, para apreciação dos deputados, momento em que as lideranças da Cadeia Produtiva devem atuar politicamente para a aprovação do PL, fato que irá favorecer o desempenho das vendas externas gaúchas ainda nesse ano safra. A medida desonera em 1,5% o valor de exportação do arroz gaúcho.

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.