Mato Grosso investe no cultivo de feijão

Publicado em 05/10/2010 08:55
Cada região precisa de um manejo cultural diferenciado; pesquisadores estudam adaptações.
Mato Grosso vem se destacando como produtor de feijão. Como há o feijoeiro da seca, das águas e o irrigado, o Estado produz durante quase todo o ano. O plantio só começa depois da primeira chuva. Especialistas no assunto garantem que boa parte da produção mato-grossense fica no Estado, exceto o feijão caupi, que é cultivado especificamente para a exportação.

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) investem em parcerias e tecnologias para aumentar a produção e a produtividade do feijão no estado. Novas cultivares estão sendo lançadas e os pesquisadores se dedicam ao estudos da adaptação já para a próxima safra.

O pesquisador e melhorista da Empaer, Valter Martins de Almeida, que trabalha há mais de 20 anos com o desenvolvimento da cultura do feijoeiro no estado, conta que cada região precisa de um manejo cultural diferenciado. "O feijão não gosta de calor e muito menos do frio. É adepto de temperaturas amenas".

Cerca de 85% do feijão produzido em Mato Grosso são empresariais, ou seja, cultivados por produtores que investem em tecnologias e cultivares mais resistentes para ter boa produtividade e fazer da produção um negócio rentável. Estes agricultores estão concentrados nos municípios de Sorriso, Sapezal, Primavera do Leste, Campos de Júlio e Campo Novo dos Parecis.

Os outros 15% são cultivados pelos agricultores familiares espalhados por todo o estado. Estas famílias produzem para consumo próprio e só vendem o excedente. Primavera do Leste, Aripuanã e Apiacás são os municípios onde os pequenos lavradores estão se destacando na produção da leguminosa.

Os produtores empresariais optaram pelo cultivo irrigado que ainda é o mais produtivo. A colheita chega a cerca de 2 mil quilos por hectare. A variedade mais cultivada é o carioca. "É importante ressaltar que cada região brasileira tem uma cultivar que se adapta melhor, ou seja, mais produtiva e resistente às pragas e doenças. Enquanto Mato Grosso produz bem o carioca, as regiões Sul e Sudeste optam pelo feijão preto".

O feijoeiro cultivado em temperaturas altas se torna sensível às pragas e doenças. De acordo com Valter, fica difícil produzir na Baixada Cuiabana. Mesmo assim, a Empaer assiste lavradores em Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nobres e Santo Antônio do Leverger. "Temos estudado o comportamento do feijão até em áreas pantaneiras. Os resultados são surpreendentes".

Valter conta ainda que a Empaer tem experimentos nos municípios de Cáceres, Tangará da Serra e Sinop. Também faz transferência de tecnologia para alguns agricultores de Juína e Alta Floresta. "Fornecemos as sementes e todas as orientações de manejo e os produtores nos dizem qual é a cultivar mais produtiva para aquela região. Essa parceria é importante para definirmos o que é melhor para cada município".

Tags:

Fonte: Gazeta Digital

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto