Novas variedades de feijão serão testadas em Sinop/MT

Publicado em 05/10/2010 09:04
341 exibições
No próximo mês de janeiro seis novas variedades de feijão começam a ser testadas em Sinop (520 quilômetros de Cuiabá). O objetivo é aumentar a eficiência da cultura e atender os agricultores familiares. O projeto estuda a produtividade, custo de produção e a área plantada. Foi iniciado um trabalho de pesquisa para atender agricultores familiares e médios produtores.

A doutora em fertilidade de solo da Empaer, Maria Luiza Perez Villar, conta que novas tecnologias serão adequadas para fortalecer os diversos sistemas de produção do feijão. A ideia é obter a capacidade produtiva máxima de cada cultivar, selecionando as menos exigentes em termos nutricionais, com menor custo de produção, porém produtivas para o pequeno produtor. Para os médios e grandes produtores será estudado um sistema de fertilização. Os pesquisadores estudarão ainda genótipos, interação com o meio ambiente e fertilidade.

Em Sinop serão testadas as cultivares BRS-Pontal, BRS-Requinte, BRS-Valente, Jalo precoce e BRS-Radiante. Essas variedades foram recomendadas por Valter Martins de Almeida. Segundo ele, já estão sendo feitas análises de solo e aplicação de calcário. "Pretendemos tornar a produção suficiente para atender a demanda interna e nortear os melhoristas para as características desejáveis das cultivares a serem recomendadas".

Esse trabalho de pesquisa conta com a participação dos pesquisadores do Centro Nacional de Arroz e Feijão da Embrapa, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Em dois anos de pesquisa, serão definidos os sistemas de produção, em temos de fertilização para essas cultivares.
Tags:
Fonte: Gazeta Digital

Nenhum comentário