Novas variedades de feijão serão testadas em Sinop/MT

Publicado em 05/10/2010 09:04
No próximo mês de janeiro seis novas variedades de feijão começam a ser testadas em Sinop (520 quilômetros de Cuiabá). O objetivo é aumentar a eficiência da cultura e atender os agricultores familiares. O projeto estuda a produtividade, custo de produção e a área plantada. Foi iniciado um trabalho de pesquisa para atender agricultores familiares e médios produtores.

A doutora em fertilidade de solo da Empaer, Maria Luiza Perez Villar, conta que novas tecnologias serão adequadas para fortalecer os diversos sistemas de produção do feijão. A ideia é obter a capacidade produtiva máxima de cada cultivar, selecionando as menos exigentes em termos nutricionais, com menor custo de produção, porém produtivas para o pequeno produtor. Para os médios e grandes produtores será estudado um sistema de fertilização. Os pesquisadores estudarão ainda genótipos, interação com o meio ambiente e fertilidade.

Em Sinop serão testadas as cultivares BRS-Pontal, BRS-Requinte, BRS-Valente, Jalo precoce e BRS-Radiante. Essas variedades foram recomendadas por Valter Martins de Almeida. Segundo ele, já estão sendo feitas análises de solo e aplicação de calcário. "Pretendemos tornar a produção suficiente para atender a demanda interna e nortear os melhoristas para as características desejáveis das cultivares a serem recomendadas".

Esse trabalho de pesquisa conta com a participação dos pesquisadores do Centro Nacional de Arroz e Feijão da Embrapa, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). Em dois anos de pesquisa, serão definidos os sistemas de produção, em temos de fertilização para essas cultivares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Digital

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário