Safra de verão pode ser menor no Paraná

Publicado em 08/10/2010 07:27
Primeiro levantamento da Conab aponta queda de 2,1% na produção agrícola de todo o País; seca atrasou plantio
A produção de grãos no Brasil e no Paraná deverá ser menor na próxima safra. É o que indica a primeira estimativa para a safra de grãos 2010/11 da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). O órgão está prevendo redução de 2,1% no volume de produção em todo o País, que deve cair de 148,82 milhões de toneladas para 146 milhões, uma queda de 2,2 milhões em relação à safra passada.

No Paraná, o atraso das chuvas retardou o início do plantio da nova safra, fato que pode alterar os números da área estimada, principalmente do milho da primeira safra, destacou a Conab.

Segundo o órgão, o prognóstico para os próximos três meses indica uma maior probabilidade das precipitações ocorrerem abaixo da média em boa parte da região Centro-Sul, situação que poderá prejudicar os cultivos de verão. Por influência do clima, não deve acontecer o aumento significativo da produtividade como ocorreu na safra anterior (2009/10).

Segundo a Conab, as precipitações ocorridas até agora beneficiaram as áreas já semeadas com feijão da primeira safra, trazendo a umidade necessária para o preparo do solo e plantio do restante das áreas do feijão das águas.

O Estado deve registrar crescimento na área plantada com feijão da primeira safra entre 2% a 6%, com o cultivo oscilando entre 328 a 341 mil hectares. Os bons preços na comercialização do grão têm influenciado positivamente na intenção de plantio da cultura. Até o final de setembro, a área plantada estava em torno de 19%, representando um pequeno atraso em relação à safra passada.

Apesar do crescimento de área, a produção paranaense de feijão está sendo projetada entre 475,6 a 494,3 mil toneladas, podendo ser inferior em até 2,8% ou crescer até 1% em relação à produção da última safra que foi 489,2 mil toneladas. A expectativa de uma produtividade normal para esta safra justifica este resultado uma vez que o rendimento da safra passada foi acima da média histórica, em função das condições climáticas favoráveis naquela safra.

Para o milho da primeira safra, a Conab está prevendo redução de safra principalmente em função dos baixos preços do grão na fase de comercialização, que desestimularam os produtores. A semeadura do milho da primeira safra está transcorrendo de forma mais lenta que na safra passada. No Paraná, os produtores tiveram que interromper a atividade por falta de umidade no solo. Depois com o retorno das chuvas, o plantio acelerou em praticamente todas as regiões do Estado.

A área plantada deve ser inferior à safra passada quando a cultura ocupou 894,1 mil hectares. Na safra 10/11, a Conab projeta um cultivo entre 751 a 778 mil toneladas, uma queda que poderá oscilar entre 13% e 16%.

Acompanhando a redução de área, a produção prevista de milho da primeira safra também será menor. A previsão aponta para um volume de 5,41 a 5,6 milhões de toneladas, inferior em 18,3% a 21,1% em relação à safra passada que foi de 6,86 milhões de toneladas. A Conab alerta que no desenvolvimento da safra o clima é um fator de difícil previsão, mas que pode influenciar na qualidade do produto a ser colhido.

Em relação ao plantio de soja, as primeiras chuvas ocorreram no final de setembro, situação que permitiu o início dos trabalhos de semeadura. Os produtores estão otimistas em relação ao mercado exportador e a intenção de plantio no Estado aponta para ligeiro crescimento, de 1% a 3% em relação à área ocupada com a cultura na safra passada.

A produção prevista, no entanto, poderá ser inferior em função da produtividade que por causa do clima tende a se manter estável ou até cair se confirmarem as previsões de escassez de chuvas durante o período de desenvolvimento. A Conab está prevendo uma produção de soja entre 13,79 milhões de toneladas a 14,06 milhões de toneladas, uma queda de 2% a 0,1% em relação à safra anterior que foi de 14,078 milhões de toneladas.

Tags:

Fonte: Folha de Londrina

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto