Rio Grande do Sul abre a safra do arroz 2010/11

Publicado em 08/10/2010 13:11
Em momento de expectativa em torno do comportamento do clima, do mercado e com a certeza de que as políticas de comercialização do governo federal serão decisivas para garanir a rentabilidade da cultura, os arrozeiros gaúchos abrem oficialmente neste sábado (9/10), às 10h, a safra de arroz 2010/11. A solenidade que simboliza a Abertura Oficial do Plantio Safra do Arroz 2010/11 acontecerá no Parque de Exposições Dorval Ribeiro, do Sindicato Rural de Camaquã (RS).
A promoção é da Federação das Associacões de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e da Associação de Arrozeiros local, com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Sindicato Rural de Camaquã, AUD, com patrocínio do Ministério da Agricultura e IRGA. A expectativa de público é de 500 pessoas. A Abertura do Plantio será junto com a abertura da 44ª Expofeira de Camaquã, a 15ª Festa da Gastronomia do Arroz e a 3ª Fafec, que mobilizam de cinco a 13 de outubro o município que concentra o maior pólo de produção e exportação de arroz parboilizado do Brasil.
A programação prevê, além do início simbólico da semeadura da lavoura arrozeira gaúcha, uma visitação ao local da Vitrine Tecnológica, na qual as empresas de insumos e centros de pesquisas vão expor o melhor de suas tecnologias para a lavoura orizícola. De 24 a 26 de fevereiro de 2011, a lavoura será palco da 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.
A primeira atividade prevista é uma coletiva de imprensa com os presidentes e diretores da Federarroz e da Associação de Arrozeiros de Camaquã. O presidente da Federarroz, Renato Rocha, apresentará o evento, suas características e expectativas, a projeção para a safra que se inicia, bem como a necessidade de recursos para sustentação da rentabilidade do setor produtivo e ainda os pleitos não contemplados da safra 2009/2010.
Após os dirigentes responderão perguntas aos profissionais da imprensa sobre o momento agronômico, social e econômico da lavoura gaúcha e suas necessidades, para uma política agrícola mais justa. Os organizadores do evento projetam a presença de mais de 30 jornalistas, entre emissoras de TVs, Jornais, Rádios, Revistas Especializadas e agências de notícias. “Será uma coletiva histórica, nunca antes realizada nos vinte e um anos de existência da Federarroz e que proporcionará visibilidade nacional e internacional a Lavoura Arrozeira Gaúcha.”, avisa Rocha.
Segundo ele, neste sábado a cadeia produtiva, os políticos ligados ao agronegócio, com mandato ou eleitos, e o governo do estado, serão convidados a formar uma “frente em prol do Setor Produtivo” somando forças para novas investidas junto ao governo federal em busca de medidas para a comercialização da safra atual e futura. “O momento é preocupante e o governo será fundamental para garantir a sustentação do mercado”, avisa.
O diretor de comunicação da Met Sul Meteorologia, Alexandre de Amaral Aguiar, apresentará o cenário climático da safra 2010/11 após a coletiva e, em seguida, as autoridades se pronunciarão. O ato formal de Abertura Oficial do Plantio da Safra 2010/11 acontecerá às 11h30min, seguido de almoço para autoridades e convidados.
A partir das 20h30min, acontecerá a escolha das Soberanas da 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz no CTG Camaquã, com um jantar-baile. Domingo (10/10) a lavoura da abertura da colheita será aberta à visitação das 10h às 16h.
Entre as autoridades confirmadas constam o presidente da Assembléia Legislativa, Giovane Cherini, o Secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl, o Superintendente do MAPA, Francisco Signor, o Superintende Estadual do Banco do Brasil, José Carlos Reis da Silva, o presidente da CEEE, Sérgio Camps de Moraes, além de vários deputados federais e estaduais, prefeito de Camaquã Ernesto Molon e da região, presidente da Câmara de Vereadores, Renato Dilmann, dirigentes da Farsul, Irga, Sindicatos Rurais, Associações de Arrozeiros, Emprapa, AUD, Bolsas de Mercadorias e empresários do Agronegócio Gaúcho.

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.