Indicadas áreas para plantio da segunda safra de feijão

Publicado em 11/10/2010 07:34
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou estudo que indica as melhores áreas e os períodos de semeaduras para o plantio da segunda safra de feijão no Paraná, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Cultivado por pequenos e grandes produtores em todas as regiões brasileiras, o feijoeiro comum é representativo em valores econômicos e sociais. A cultura é apropriada para sistemas agrícolas intensivos e com menor uso tecnológico, principalmente de subsistência.

A temperatura do ar pode ser considerada como elemento climático de maior influência sobre o rendimento das vagens. Temperaturas elevadas ou abaixo de 12ºC são prejudiciais em qualquer estágio de desenvolvimento, em especial nos períodos de florescimento e frutificação.

O rendimento do feijoeiro também é afetado pela condição hídrica do solo. A escassez de água pode reduzir a produtividade e o excesso de chuva no período de colheita pode causar perda total.

O Paraná, que colheu de 298 mil toneladas na safra 2009/2010, e Minas Gerais, com a produção de 214 mil toneladas no mesmo período, destacam-se como os maiores estados produtores de feijão do Brasil.

O zoneamento agrícola para o feijão foi publicado nas portarias nº 345 a 354, no Diário Oficial da União (DOU).

Tags:

Fonte: Correio do Estado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão