Arrozeiros iniciam plantio de sementes para safra 2011 em Alagoas

Publicado em 13/10/2010 08:17
Os agricultores da região do Baixo São Francisco já iniciaram o plantio de sementes de arroz para garantir a safra 2011. Em 2010, eles receberam 200 toneladas de sementes do governo do Estado, por meio do Programa Alagoas Mais Alimentos.

Em Igreja Nova, os arrozeiros esperam mais uma vez uma produtividade acima da média. Segundo o agricultor Manoel Roque dos Santos,  a produtividade deve ficar em torno de 7 mil quilos por hectare.
“Ao todo, nos quatro lotes, eu devo colher 140 mil quilos”, afirmou, dizendo também que os agricultores que iniciaram o plantio no início de setembro estão com uma boa germinação das sementes distribuídas pelo Governo.

A safra vai de janeiro a abril de 2011 e, de acordo com Manoel Roque dos Santos, essa será a primeira vez que parte da produção vai ser comprada por uma cooperativa montada pelos próprios produtores da região. A instalação dos equipamentos já ocorreu e vai permitir que haja o beneficiamento e o empacotamento no próprio município de Igreja Nova.

“O arroz já vai poder sair de lá direto pra os supermercados”, comemorou Manoel. Outra expectativa dos agricultores é que a Usina de Beneficiamento de Arroz instalada na cidade de Igreja Nova também compre parte da produção a partir de 2011.

“Um dos objetivos do Programa de Sementes, vinculado ao Alagoas Mais Alimentos, é garantir o acesso a sementes adaptadas às regiões e em época apropriada de plantio. Outro é fortalecer a agricultura familiar e o setor produtivo rural. E vemos que isso está ocorrendo no Baixo São Francisco”, destacou a secretária de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Inês Pacheco.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Primeira Edição, Maceió

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário