RS mantêm liderança nacional produção de arroz

Publicado em 22/10/2010 08:16
341 exibições
Incentivos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em manejo e tecnologia de plantio e possibilitaram que o estado mantivesse a liderança nacional na produção do arroz em casca. Segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (20), o Estado destaca-se com 63,1% do total produzido no ano passado, com 12,65 milhões de toneladas. Os 20 maiores municípios produtores do grão são gaúchos. O resultado representa, ainda, um crescimento de 8,7% em relação a 2008.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar Tietböhl, explica que este resultado foi possível graças iniciativas como o Programa Arroz RS, desenvolvido pelo Irga, que agrega tecnologia ao plantio "Com essa ação, desenvolvida a partir de 2007, a meta é atingirmos a produção de até 10 mil quilos por hectare", afirmou. Tietböhl destacou também que o Estado tem 18,5 mil produtores, sendo que 52,8% das lavouras são inferiores a 50 hectares, caracterizando a importância social da atividade.

O presidente do Irga, Mauricio Fischer, acrescenta que nos últimos quatro anos a produção subiu da média de 4 milhões para os atuais 6,8 milhões de toneladas, assegurando a expectativa por resultados ainda mais expressivos para a colheita do próximo ano. "Vamos cultivar 1,12 milhão de hectares com a vantagem de já estarmos, neste momento, com mais de 50% de área semeada", explica. Com isso, há um melhor aproveitamento dos períodos de maior de insolação, entre dezembro e fevereiro.

Fischer explica que para assegurar sustentabilidade e renda na comercialização do grão, a governadora Yeda Crusius garantiu a redução da carga tributária para o arroz beneficiado, incentivando a venda do grão que for adquirido de produtores gaúchos. O crédito presumido, que era de 3%, passou para 3,5%, reduzindo os tributos incidentes no arroz beneficiado. São 37 mil trabalhadores diretos nas lavouras favorecidos com a medida. "O governo gaúcho tem atendido assim, todas as demandas do setor", conclui.
Tags:
Fonte: Governo do Estado do RS

Nenhum comentário