RS mantêm liderança nacional produção de arroz

Publicado em 22/10/2010 07:16
Incentivos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em manejo e tecnologia de plantio e possibilitaram que o estado mantivesse a liderança nacional na produção do arroz em casca. Segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (20), o Estado destaca-se com 63,1% do total produzido no ano passado, com 12,65 milhões de toneladas. Os 20 maiores municípios produtores do grão são gaúchos. O resultado representa, ainda, um crescimento de 8,7% em relação a 2008.

O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar Tietböhl, explica que este resultado foi possível graças iniciativas como o Programa Arroz RS, desenvolvido pelo Irga, que agrega tecnologia ao plantio "Com essa ação, desenvolvida a partir de 2007, a meta é atingirmos a produção de até 10 mil quilos por hectare", afirmou. Tietböhl destacou também que o Estado tem 18,5 mil produtores, sendo que 52,8% das lavouras são inferiores a 50 hectares, caracterizando a importância social da atividade.

O presidente do Irga, Mauricio Fischer, acrescenta que nos últimos quatro anos a produção subiu da média de 4 milhões para os atuais 6,8 milhões de toneladas, assegurando a expectativa por resultados ainda mais expressivos para a colheita do próximo ano. "Vamos cultivar 1,12 milhão de hectares com a vantagem de já estarmos, neste momento, com mais de 50% de área semeada", explica. Com isso, há um melhor aproveitamento dos períodos de maior de insolação, entre dezembro e fevereiro.

Fischer explica que para assegurar sustentabilidade e renda na comercialização do grão, a governadora Yeda Crusius garantiu a redução da carga tributária para o arroz beneficiado, incentivando a venda do grão que for adquirido de produtores gaúchos. O crédito presumido, que era de 3%, passou para 3,5%, reduzindo os tributos incidentes no arroz beneficiado. São 37 mil trabalhadores diretos nas lavouras favorecidos com a medida. "O governo gaúcho tem atendido assim, todas as demandas do setor", conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Governo do Estado do RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário