Rio Grande do Sul planta lavoura de arroz em tempo recorde

Publicado em 27/10/2010 07:41
Rio Grande do Sul já plantou 54% da lavoura da safra 2010/11, que teve um aumento de 7,5% na área plantada. Nunca a semeadura ocorreu tão rapidamente.
Tecnologia, preparo antecipado e um clima muito favorável são os fatores determinantes para que o Rio Grande do Sul esteja alcançando um recorde na velocidade do plantio do arroz para a safra 2000/2011. Barragens cheias para a irrigação, muitos dias de sol, domínio das tecnologias de cultivo do Projeto 10, entre outros, e o preparo de inverno das áreas a serem semeadas, são parte das práticas insistentemente recomendadas pelos pesquisadores.

Segundo relatório de safra divulgado na sexta-feira (22-10) pelo Irga, a área cultivada com arroz no Rio Grande do Sul avançou para 54% esta semana, o que representa 609.741 hectares cultivados dos 1.127.922 hectares de área total prevista.

Note-se que, em relação à área colhida na safra passada, o estado aumentou sua lavoura em 7,5%, ou 79.032 hectares. A ampliação de área e a velocidade de plantio, que leva os técnicos a acreditarem que mais de 95% de toda a lavoura será colhida dentro do prazo recomendado, sustentam a expectativa dos analistas do setor e de segmentos do próprio Irga, para um ano de safra cheia, próxima ou superior ao recorde produtivo do estado. Claro, a previsão está baseada nas circunstâncias atuais da lavoura, que ainda sofrerá interferências climáticas e tecnológicas, entre outras.

Em seu relatório de safra, o Irga alerta aos produtores para que finalizem a semeadura até a primeira quinzena de novembro. O Departamento Técnico considera o prazo máximo perfeito, até 10 de novembro, mas até o dia 15/20 de novembro é uma data razoável e com boa perspectiva de produção. A partir desta data, o potencial produtivo da lavoura cai em razão das horas de sol por dia e aumento dos riscos de oscilação de temperatura na floração do grão, (o chamado frio do Carnaval).

Segundo dados do Irga, na região arrozeira gaúcha o destaque em velocidade de plantio está na Fronteira-Oeste, com 70% da área plantada. Enquanto isso, a Campanha tem 65,6%. A Zona Sul está com 65% e a Depressão Central com 33%. Já a Planície Costeira Interna tem 37% do processo finalizado. A Planície Costeira Externa que abrange Santo Antônio da Patrulha está com 28% do plantio concluído, um pouco atrasada em relação à média gaúcha.

No mesmo período do ano passado, a lavoura gaúcha recém alcançava 33,8% da superfície semeada, segundo estatísticas do Irga. Na safra 2009/10 o cultivo sofreu severas interferências negativas do fenômeno El Niño, com estiagem no inverno e início da primavera, e excesso de chuvas a partir de novembro, que geraram perdas superiores a 33 mil hectares na lavoura gaúcha.

Entre os produtores, a informação é de que a tecnologia aplicada (principalmente insumos) ficará abaixo das últimas safras, em razão das dificuldades de contratação de custeio e falta de recursos para recuperação das perdas da safra anterior. Além disso, consideram que os preços atuais do arroz, em algumas regiões abaixo de R$ 25,00, interferem na capacidade de aplicação tecnológica do arrozeiro.

Tags:

Fonte: Planeta Arroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto