Rússia estende barreira a embarques de grãos

Publicado em 03/11/2010 06:52
O governo da Rússia estendeu barreira para a exportação de alguns grãos até o começo do próximo mês de julho, disseram oficiais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). "A Resolução 853 do governo russo, de 20 de outubro de 2010, estende o atual embargo à exportação de grãos até 1º de julho de 2011, com exceções para os envios a instituições russas no exterior e destinos identificados de assistência humanitária. As exportações de farinha de trigo e de centeio não serão proibidas a partir de 2 de janeiro de 2011", disseram as porta-vozes do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS, sigla em inglês) do USDA, Mary Ellen Smith e Yelena Vassilieva.

Restrições às exportações têm-se tornado uma medida comercial cada vez mais controversa nos últimos meses, já que as ofertas de mercado de algumas commodities, como o trigo e, mais recentemente, os metais de terras raras, da China, têm caído.

No caso da barreira a exportações de grãos da Rússia, o relatório do FAS disse que previsões sugerem que os produtores russos terão este ano uma colheita 36% menor que no ano passado. Apesar disso, oficiais russos disseram que serão capazes de suprir "toda a demanda doméstica de alimentos, sementes e grãos para ração até 1º de julho de 2011".

A nova medida exclui a farinha de trigo e de centeio da lista de produtos sujeitos à extensão da barreira. De acordo com o relatório, os moinhos siberianos querem o mercado de farinhas aberto para que eles possam expandir as vendas na Ásia.

Tags:

Fonte: DCI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.