Rússia estende barreira a embarques de grãos

Publicado em 03/11/2010 07:52
258 exibições
O governo da Rússia estendeu barreira para a exportação de alguns grãos até o começo do próximo mês de julho, disseram oficiais do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). "A Resolução 853 do governo russo, de 20 de outubro de 2010, estende o atual embargo à exportação de grãos até 1º de julho de 2011, com exceções para os envios a instituições russas no exterior e destinos identificados de assistência humanitária. As exportações de farinha de trigo e de centeio não serão proibidas a partir de 2 de janeiro de 2011", disseram as porta-vozes do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS, sigla em inglês) do USDA, Mary Ellen Smith e Yelena Vassilieva.

Restrições às exportações têm-se tornado uma medida comercial cada vez mais controversa nos últimos meses, já que as ofertas de mercado de algumas commodities, como o trigo e, mais recentemente, os metais de terras raras, da China, têm caído.

No caso da barreira a exportações de grãos da Rússia, o relatório do FAS disse que previsões sugerem que os produtores russos terão este ano uma colheita 36% menor que no ano passado. Apesar disso, oficiais russos disseram que serão capazes de suprir "toda a demanda doméstica de alimentos, sementes e grãos para ração até 1º de julho de 2011".

A nova medida exclui a farinha de trigo e de centeio da lista de produtos sujeitos à extensão da barreira. De acordo com o relatório, os moinhos siberianos querem o mercado de farinhas aberto para que eles possam expandir as vendas na Ásia.
Tags:
Fonte: DCI

Nenhum comentário