Rio Grande do Sul deverá colher 1,7 milhão de toneladas de trigo

Publicado em 09/11/2010 07:49
A Emater/RS-Ascar realizou uma reavaliação das produtividades médias das diversas regiões responsáveis pelo plantio de trigo no Estado e, também, da safra total a ser colhida no Rio Grande do Sul. De acordo com o acompanhamento quinzenal sobre as condições das lavouras, a produtividade média do cereal, em âmbito estadual, passará dos 2.040 kg/ha, esperados inicialmente, para 2.308 kg/ha, o que significa uma elevação de 13,1%.

Desta forma, o órgão técnico passou a projetar uma colheita total de 1,76 milhão de toneladas, representando um aumento de 9,68% em relação à produção inicialmente prevista, que atingiria 1,61 milhão de toneladas. Em termos numéricos, a atual safra é muito próxima a obtida no ano passado, apesar de uma redução de 10,7% na área cultivada verificada este ano.

O levantamento contou com informações de 252 escritórios municipais, que representam 88% do universo cultivado. Segundo os técnicos da Emater/RS-Ascar, as condições do clima foram favoráveis à maturação das lavouras proporcionando a manutenção dos bons rendimentos e de uma excelente qualidade do produto. A colheita está dentro da normalidade e atinge, esta semana, 41% do total da área plantada. Outros 40% também já estão em condições de colheita, que poderá ser realizada assim que o produtor desejar, avaliam os técnicos da Emater.

Tags:

Fonte: Governo do Estado do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.