Lavouras de arroz enfrentam agora a fitotoxicidade no RS

Publicado em 18/11/2010 06:17
A falta de umidade para emergência da planta deixou de ser um problema para as lavouras de arroz da região, após as chuvas da última segunda-feira, que segundo a gerência regional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) variaram entre 80 e 400 milímetros, na região de Pelotas e arredores.

O maior problema agora passam a ser as práticas de manejo, como aplicação de herbicida e ureia nas lavouras, que estão na fase de recebê-las, ou seja, com o total de três a quatro folhas nascidas, explicou a agrônoma do Irga, Vera Borges. O que ocorre é que estas práticas têm que ser feitas no seco e houve alagamentos em lavouras, em alguns locais, como a região da Lagoa dos Patos, em Pelotas.

Outro problema, segundo ela, é a temperatura baixa, que faz a lavoura parar o seu desenvolvimento. Segundo relatos do engenheiro agrônomo Giuseppe Morrone, há inúmeros registros de fitotoxicidade em lavouras do município, causados pelo herbicida em baixas temperatura.

Morrone explica que para o bom desenvolvimento das plantas, as temperaturas devem ficar acima de 14ºC. No município, a chuva ficou em torno de 40 a 70 milímetros. Em Jaguarão, a chuva registrou intensidade de 100 mm e em Rio Grande, ficou entre 30 e 40 mm. Segundo os responsáveis técnicos do Irga nestes municípios não foi registrada ocorrência de granizo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário Popular

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário