Ocesp protocola documento pedindo inserção de São Paulo em leilões de trigo

Publicado em 02/12/2010 16:54
Nesta quinta-feira, 2/12, às 9h, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou em Brasília o leilão de prêmio para o escoamento de trigo em grãos, safra 2010 - PEP nº 347/10. O edital permitiu a participação dos estados do Paraná, com 190 mil toneladas, Rio Grande do Sul, com 250 mil toneladas, e Santa Catarina, com 30 mil toneladas, deixando São Paulo mais uma vez de fora.
       
No mesmo dia, a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) protocolou na Conab um ofício pleiteando que os leilões passem a abranger a produção das cooperativas paulistas. O documento solicita a comercialização de 150 mil toneladas, distribuídas em dois lotes de 75 mil cada, tendo como local de destino qualquer localidade, exceto as regiões Sul e Centro-Oeste. A iniciativa foi tomada a partir de reunião realizada no município de Paranapanema, em 30/11, com as principais cooperativas produtoras de trigo do Estado de São Paulo. A intenção é propor algumas soluções ao governo federal, no que diz respeito às políticas de apoio à comercialização de grãos.
 
Segundo Antonio Pedro Pezzuto Jr., consultor técnico do ramo Agropecuário da Ocesp, o problema já se arrasta há duas safras. “Por ser São Paulo o grande mercado consumidor de trigo, o Ministério da Agricultura entende que não temos dificuldade em escoar nossa produção em nosso estado. No entanto, o Brasil não é autossuficiente em trigo e o preço do produto vindo de países como os Estados Unidos é bem menor que o nacional, já que conta com subsídios. Com isso, só conseguimos vender se praticarmos preços muito abaixo do mercado”, explica Pezzuto.
 
O leilão é uma alternativa que o governo oferece para que o produtor não fique com seu produto estocado e possa vender a preços de mercado, já que conta com subsídio do governo para atingir o preço mínimo.
 
De acordo com o consultor, essa é uma questão crucial e urgente para o setor e a expectativa é que o pedido feito pela Ocesp seja atendido já no próximo leilão que deve acontecer na quinta-feira, 11/12. “Os armazéns das cooperativas estão abarrotados de trigo. Precisamos vender essa produção para abrir espaço para a safra verão que está chegando”, comenta.

Tags:

Fonte: AI Ocesp

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.