Trigo: Produtores preparam nova redução na área de plantio

Publicado em 07/12/2010 06:46
O agricultor Aparecido Demétrio Ferraz plantou 77,44 hectares de tri­­go, colheu uma média de 37,19 sa­­cas/ha, mas ainda não conseguiu vender toda a produção. Na próxima safra, pretende reduzir drasticamente ou até deixar de plantar o cereal. “Não há quem resista a tanta pressão e tantos prejuízos. Se não bastasse o preço ridículo pago pelo mercado, agora o governo quer acabar com todos os triticultores”, critica.

Ele e dezenas de outros produtores participaram, na semana pas­­sada, em Campo Mourão, do seminário “O futuro do trigo”, promo­­vido pela Federação da Agri­­cultura do Estado do Paraná (Faep) em parceira com a Orga­­ni­­zação das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e com o Instituto Agro­nô­mico do Paraná (Iapar). “Es­­tamos discutindo na Faep como contornar um problema que tem se tornado recorrente, que é a questão da comercialização e o seguro agrícola. A princípio, estamos numa encruzilhada”, frisou o economista da Faep Pedro Loyola.

Abbas Ali Ayoub, que cultiva trigo há 35 anos, plantou 43,56 hectares neste ano, colheu uma média 41,32 sacas/ha, mas pretende parar de plantar. “O agricultor não tem bola de cristal para cultivar um tipo de variedade e colher o que o governo quer. Do jeito que está não estamos tendo lucro e ainda vamos ter de arcar com mais prejuízos. Uma coisa é certa, os produtores de trigo vão desaparecer”, reclama. “Não temos variedades para produzir o que o governo quer. Já comprei o adubo, mas, se a nova regra começar a vigorar a partir do próximo ano, não vou mais plantar”, concorda Getulio Ferrari.

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto