Produtores de feijão finalizam plantio no RS

Publicado em 10/12/2010 06:45
O plantio da 1ª safra de feijão no RS está tecnicamente encerrado, já apresentando 6% da área colhida e em comercialização vindos das áreas semeadas no cedo, no Médio Uruguai. Mesmo com as precipitações se mantendo aquém da média no Estado, elas vêm ocorrendo espaçadamente, dando condições de bom desenvolvimento à cultura do feijão nas suas zonas de produção, com menor intensidade na região Sul. Segundo o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, nessa última região, que tradicionalmente semeia a leguminosa mais no tarde, o seu desenvolvimento é mais lento e algumas áreas destinadas à primeira safra deverão ser implantadas no próximo mês, quando inicia o plantio da safrinha. As produtividades das primeiras áreas vêm se apresentando entre 19 e 26 sacas por hectare, estando dentro das estimativas iniciais.

O arroz se desenvolve sem problemas em todas as regiões produtoras, com as barragens ainda apresentando bom volume armazenado e permitindo a irrigação da área cultivada. Mas, devido à falta de umidade durante o período de semeadura, a irrigação foi antecipada, o que acarretou aumento no consumo de água. Pelo mesmo motivo, algumas lavouras apresentam falhas de germinação, o que poderá acarretar consequências na produtividade final. Tentando evitar essas consequências, os produtores aproveitam as boas condições do tempo para intensificar a aplicação de nitrogênio em cobertura.

O milho foi bastante beneficiado com as recentes chuvas registradas nas principais áreas de produção. Isso porque 36% das lavouras estão entre os estágios de floração e enchimento de grãos, fases sensíveis à falta de umidade. Nas áreas recém-implantadas, o retorno da umidade proporcionou uma germinação mais rápida e homogênea. Nas lavouras em fase de desenvolvimento vegetativo, o período foi de combate a invasoras e aplicação de nitrogênio em cobertura. O percentual de área semeada chega a 82% nesta semana.

Assim como o milho, a soja também foi beneficiada pelas condições climáticas durante a última semana. O plantio da cultura alcançou o percentual de 86%, ficando à frente sete pontos em relação à semana passada. De maneira geral, apesar da irregularidade das chuvas, a maioria das lavouras se desenvolve de maneira satisfatória. Apenas naquelas localizadas em áreas mais a Sudoeste do Estado, são identificadas falhas de germinação e desenvolvimento irregular das plantas.

Tags:

Fonte: Emater/RS-Ascar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.