Trigo: produtor brasileiro precisa aprender a produzir trigo de qualidade.

Publicado em 29/12/2010 10:46 e atualizado em 05/03/2020 20:57

Apesar de em 2010 a produtividade brasileira das safras de trigo do Sul do país terem sido consideradas excepcionais, a falta de qualidade dos grãos impediu a liquidez do produto, onde as indústrias moedoras preferiram importar trigo do Mercosul. Para 2011, é necessário que o triticultor brasileiro aprenda a produzir cereal de qualidade, tipo pão ou melhorador, pois o Governo já anunciou que só ajudará na comercialização de produtos de qualidade.

Os preços no mercado internacional alavancaram após perdas nas principais safras do mundo como da Rússia e toda a região do Mar Negro, Austrália e Estados Unidos, e a tendência é de que as cotações se sustentem até maio com os principais players fora do mercado abastecedor.

No Brasil, os produtores estão muito desanimados para planejar a próxima safra. Segundo o analista de trigo e farinhas da Fênix Comunicação Corporativa, Luiz Carlos Pacheco, é preciso que o brasileiro aprenda a melhorar a qualidade da sua lavoura para que possa competir com os países do Mercosul que exportam para os moinhos do Brasil, bem como, conquiste o mercado interno.

Pacheco alerta sobre a decisão do Governo em só comercializar trigo de qualidade no próximo ano, seja tipo pão ou melhorador somente. Essa é a necessidade e carência que as indústrias sentem para com o produto brasileiro, portanto, para garantir renda em 2011, o triticultor deverá se adaptar às novas condições do mercado.

Tags:

Por: Aleksander Horta e Juliana Ibanhes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.