Brasil pode impôr barreiras ao trigo paraguaio

Publicado em 04/01/2011 08:16
Produtores e exportadores de trigo estão preocupados, no Paraguai, com notícias vindas do Brasil, dando conta de que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento prepara, para 2011, um pacote de medidas para diminuir o predomínio do trigo importado e fortalecer a produção nacional. De acordo com o jornal La Nación, no ano de 2010, o Paraguai exportou quase 90% de sua produção de trigo ao mercado brasileiro, em especial, aos estados das regiões Sul e Sudeste do país, situação que torna os exportadores paraguaios dependentes das oscilações verificadas do lado de cá da fronteira.

Entre as medidas em análise pela equipe do novo governo, uma delas seria a imposição de “cotas” ao trigo importado, que poderia abastecer, apenas, 50% do consumo interno brasileiro.

As estratégias em estudo incluiriam, segundo o La Nación, criação de períodos em que a importação estaria proibida (coincidindo com o período de escoamento da safra brasileira), elevação de impostos ao produto estrangeiro e concessão de incentivos fiscais às empresas que adquiram trigo nacional.

As barreiras podem incluir, ainda, proibição de importação de produtos agrícolas de países que utilizam defensivos agrícolas proibidos no Brasil e criação de novas burocracias sanitárias nas fronteiras. Caso tais medidas sejam de fato aplicadas, exportadores do Paraguai e da Argentina prometem protestar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sopa Brasiguaia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário