Exportações de arroz devem alcançar 600 mil toneladas em 2010

Publicado em 17/01/2011 10:33
Vendas externas acumuladas estão próximas de 500 mil toneladas em dez meses, segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Com o volume de exportações de 48,2 mil toneladas ocorrido no mês de dezembro, o volume das vendas externas no período de março a dezembro, já alcançou quase 500 mil toneladas.

Com a média mensal em torno de 50 mil toneladas, a expectativa é que nos próximos dois meses o setor arrozeiro atinja 600 mil toneladas exportadas e, portanto, com volume mais próximo da meta prevista, de exportar 10 % da produção regional.

No perfil do produto exportado, houve forte predominância do arroz quebrado, que representou quase 70% das operações, enquanto o arroz beneficiado, correspondeu a  30% do volume total escoado.

Mesmo com as dificuldades impostas pela valorização do real frente ao dólar em 2010 e a baixa cotação dos preços internacionais, principalmente no primeiro semestre, a cadeia produtiva concentrou esforços para dar continuidade às vendas ao mercado externo que agora deverão ser impulsionadas pela realização de leilões de Prêmio de Escoamento do Produto (PEP) possibilitam o escoamento do cereal para o mercado externo, cuja comprovação deve ocorrer até o final do mês de abril de 2011.

As importações, em dezembro, alcançaram 95,9 mil toneladas e no acumulado atingiram 922 mil toneladas no acumulado anual.

Tags:

Fonte: Irga

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país