Estiagem no RS acelera colheita de feijão

Publicado em 21/01/2011 16:26
Maior déficit hídrico é na região Sul; nas demais, feijão se desenvolve regularmente
Por conta da estiagem nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul, a colheita de feijão segue em bom ritmo, e já alcança cerca de 58% da área semeada. As informações são da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural gaúcha (Emater/RS).

A floração, que é a fase mais crítica quanto à necessidade de água e que determina o potencial produtivo, apresenta pequeno percentual da lavoura a ser ultrapassado. Isso indica que a safra principal poderá fechar com a produção próxima da inicialmente projetada, apesar das perdas como na zona Sul do Estado.

Ainda segundo a Emater gaúcha, o déficit hídrico mais acentuado está localizado nas regiões Sul e Campanha. Nas demais, a cultura da primeira safra do feijão vem se desenvolvendo regularmente, com boa produtividade e qualidade.

Os negócios permanecem estáveis, mantendo pequenas variações nos preços da saca de 60 quilogramas para o feijão preto. Nesta semana, no Rio Grande do Sul, o valor médio caiu 1,4%, ficando em R$ 74,77 a saca, valor 19,5% abaixo da média histórica.

Tags:

Fonte: Safras & Mercado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.