PEP de trigo tem deságio de 55%
Publicado em 24/01/2011 06:57
O leilão de PEP de trigo realizado pela Conab esta semana vendeu as 150 milhões toneladas ofertadas do Rio Grande do Sul. No entanto, houve deságio de 55%, o que resultou na queda do prêmio de R$ 3,61 para R$ 1,62 por tonelada. O superintendente da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), Wilson Riva, disse que em 30 anos nunca tinha visto um deságio tão grande. Segundo o analista da Safras e Mercado, Élcio Bento, o recuo, que aconteceu somente com o cereal proveniente do Estado, ocorreu devido à grande demanda. A situação acabou gerando forte disputa entre os compradores. Para o gerente de desenvolvimento e suporte estratégico da Conab/RS, Ernesto Irgang, o mercado internacional está atraente para o trigo pão, tipo 1, alvo deste leilão, devido a problemas nas safras da Austrália e dos EUA.
Das 390 milhões de t ofertadas no pregão, que incluem grão de MS, PR, SC e SP, foram vendidas 78,46%. Segundo a Conab, o RS já negociou 1,06 milhão de t da safra 2010/11 de trigo, o que representa 54% do total estimado em 1,97 milhão de toneladas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Correio do Povo
0 comentário
Ibrafe: Projeto APEXBrasil/IBRAFE entrega resultado recorde
Consultoria Inform eleva previsão da safra de grãos da Ucrânia 2024/25 para 53,4 milhões de toneladas
Feijão/Cepea: Valores caem com demanda retraída e aumento na oferta
Ibrafe: Demanda aumenta, mas preços do feijão continuam estáveis
Leilões de contratos de opção de arroz da Conab não atraem interessados
Rio Grande do Sul: duas regionais atingem 100% da área semeada de arroz