Preços do trigo devem se manter altos em 2011

Publicado em 03/02/2011 08:35
Empresários acreditam que repasse será inevitável.
Com o consumo aquecido e os estoques abaixo do normal, a tendência é que os preços pagos pelo trigo se mantenham elevados. É o que afirma a analista de mercado Amarilys Romano. Os estoques mundiais estariam cerca de 20 milhões de toneladas abaixo da demanda. E, segundo ela, recompor a reserva do grão é tarefa difícil, já que o trigo fechou janeiro com cotação 50% superior a de janeiro de 2010.

– É um momento de atenção, pois não existe estoque. O estoque global está muito baixo. O que temos visto para todos os produtos é que você tem tido avanço na produção, mas também avanços em demanda em taxas superiores ao aumento da produção. Aí, quando ocorre um problema e você reduz, a situação é muito explosiva. É isso que a gente está vivendo no caso do trigo: esta safra particular que vai até meados do ano vai estar com oferta abaixo do demanda mundial – explica Amarilys.

No Brasil, os moinhos já pagaram mais pelo grão nos últimos meses. Em julho do ano passado, o preço médio do trigo nacional estava em R$ 460 por tonelada. Em janeiro, a média foi de R$ 520, uma diferença de 13%. O trigo importado também ficou mais caro. Segundo os empresários, repassar esse custo vai ser inevitável.

– O custo do trigo na farinha é de mais de 70% em média. Eu estimo que os moinhos repassaram entre 2% e 4% nesses últimos 60 dias. Há uma perspectiva de reajuste de farinha de trigo entre 5% e 10% nos próximos 60 dias – afirma Christian Mattar Saigh, vice-presidente do Sindustrigo.

Já as panificadoras descartam, pelo menos por enquanto, reajuste no preço do pão.

– Os reajustes de preços já foram realizados por parte da indústria de panificação, no preço do pão, principalmente. Então, nós não entendemos que existe ambienta para subir o trigo, porque não existe ambiente para subir o preço do pão – afirma Márcio Rodrigues, consultor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário