USDA frustra o Mercado e divulga relatório neutro para o trigo

Publicado em 10/02/2011 09:09
O relatório sobre os dados de oferta e demanda de trigo nos Estados Unidos e no Mundo, divulgado nesta quarta-feira, mostrou-se inesperadamente neutro, indicando, por exemplo que a produção, o consumo e os estoques finais da safra 2010/11 continuam os mesmos números do último mês de janeiro, apesar das muitas vendas reportadas pelo próprio USDA nos seus relatórios semanais. E, apesar de os preço estarem no momento oscilando ao entre US$ 880 e 980 cents/bushel, o USDA estima que a média dos preços deve ficar entre US$ 560 e 580.

Com relação ao quadro de oferta e demanda mundial, o USDA reduziu levemente a oferta em (apenas) 400 mil toneladas, atribuídas à redução da safra da Ucrânia na mesma proporção, fixando-se em 645,41 milhões de toneladas, contra 645,82 milhões da estimativa de janeiro último. As exportações mundiais – que estão muito fortes nos últimos 30 dias, com os países do norte da África e do Oriente Médio mais que dobrando as suas importações – foram estimadas em apenas 300 mil toneladas acima da estimativa do mês anterior. Finalmente, os estoques mundiais foram estimados em 200 mil toneladas a menos do que a estimativa anterior.

Na melhor das hipóteses, o USDA está prisioneiro de si mesmo, tentando agir com cautela, sabendo perfeitamente que qualquer alteração maior provocaria pânico nos mercados mundiais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Trigo & Farinhas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário