Trigo: Neve na China traz alívio limitado a áreas com estiagem

Publicado em 10/02/2011 10:08
A neve que atingiu partes áridas do norte e centro da China de pouco serviu para aliviar a seca que ameaça a safra de trigo do inverno, um fator que contribui para a alta mundial no preço do produto, disseram meteorologistas do governo nesta quinta-feira.

Após as primeiras nevadas intermitentes, o primeiro-ministro Wen Jiabao se mostrou otimista, dizendo que a China será capaz de produzir grãos em volume suficiente e conter a inflação que tem sido puxada pela alta dos alimentos.

Houve neve em Pequim e em partes das províncias de Henan, Anhui e Jiangsu, incluindo áreas que passaram meses sem registrar precipitações, disse o meteorologista Sun Jun a um rádio estatal.

Mas ele afirmou que "como a precipitação irá se concentrar nos cursos médio e baixo do rio Yangtsé, ela "terá efeito limitado em mitigar a seca nas áreas do norte".

Isso inclui as províncias de Henan e Shandong, grandes produtoras de grãos.

Dados e imagens da Administração Meteorológica da China mostraram que partes de ambas as províncias tiveram neve, mas a maioria das áreas permaneceu seca e deve continuar assim pelo menos nos próximos dois dias. Já Shandong deve receber neve nos próximos quatro dias, mas também em quantidades insuficientes para atenuar a estiagem.

A China tem grande impacto sobre os cálculos internacionais relacionados à demanda por grãos, e problemas na sua safra podem repercutir nos preços mundiais.

O país colheu em 2010 uma safra de 115,1 milhões de toneladas, sendo 95 por cento de trigo do inverno, cuja produção agora está ameaçada pela seca. Esse tipo de trigo é plantado em outubro (época de inverno) e colhido em maio e junho (verão).

A seca já atinge 7,7 milhões de hectares de cultivos do trigo do inverno em oito províncias, inclusive Henan e Shandong, abrangendo 42,4 por cento da área cultivada com esse alimento, segundo o Ministério da Agricultura.

Apenas 1,69 milhão de hectares, ou um quinto da área afligida pela seca, foi "seriamente afetada."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário