Cenário Internacional: Preços do trigo podem subir por mais dois anos, diz ONU

Publicado em 11/02/2011 09:20
As colheitas insuficientes de trigo ao redor do Mundo podem afetar a demanda por um segundo ano, estimulando ganhos nos preços, segundo Abdolreza Abbassian, economista sênior da FAO-Organização para os Alimentos e a Agricultura, da ONU, em entrevista à Bloomberg, desde Roma, na manhã desta quinta-feira. “Sempre que você começa uma temporada com o mercado tão apertado como está agora, as necessidades vão se acumulando de forma generalizada”, afirmou.

Os preços do trigo, milho e soja estão subindo para os níveis mais altos desde 2008, com uma oferta apertada e uma demanda global elevada, que estão corroendo os estoques mundiais disponíveis. Vários governos, de Pequim a Belgrado, estão elevando as suas importações, limitando exportações e liberando vendas internas para conter a inflação. As cotações do trigo em Chicago já subiram 72% nos últimos 8 meses, desde que secas e inundações arruinaram as safras dos países do Mar Negro, do Canadá e da China, maior produtor e consumidor mundial.

“Há uma necessidade entre 3% e 4% de aumento na produção mundial de trigo”, disse Abbassian. A seca na China interrompeu a possibilidade de preencher os estoques mundiais, que deverão cair cerca de 6,4% neste ano, segundo dados da FAO. Aproximadamente 42% do total da área plantada com trigo nas oito maiores províncias da China estão sob severa seca, que pode se estender até o próximo mês de maio, segundo declarações do Ministro da Agricultura Han Changfu na última quarta-feira (9). As recentes chuvas no norte do país estão sendo substancialmente abaixo do normal, desde outubro de 2010, de acordo com relatório da FAO de 8 de fevereiro.

Tags:

Fonte: Trigo & Farinhas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto