Colheita do arroz no Rio Grande do Sul deve começar nas próximas semanas

Publicado em 15/02/2011 16:36
Agricultores estão preocupados com o preço do produto, que está abaixo do mínimo estipulado.
Começou a colheita de arroz em municípios da fronteira do Brasil com a Argentina. Mais de 1,1 milhão hectares foram cultivados no Rio Grande do Sul, responsável por 60% da metade da produção nacional. Depois de uma quebra na safra passada, a expectativa é de alta produtividade.

Segundo o levantamento da Equipe de Política Setorial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a expectativa é de uma produtividade média de 7,5 toneladas por hectare.

De acordo com o presidente do Irga, Cláudio Brayer Pereira, a safra 2010/11 vai demonstrar a capacidade do orizicultor gaúcho de ter excelência na produção.

– A expectativa é de uma grande colheita com alta qualidade no produto, garantindo alimento básico para toda a população brasileira – destaca.

No início do mês de fevereiro, o orizicultor Moacir Mezzomo de São Borja, iniciou a colheita com boas expectativas. Mezzomo cultivou, na safra 2010/11, uma área de 2.730 hectares. A expectativa é obter uma produtividade média de 7,8 toneladas por hectare.

A fronteira oeste gaúcha concentra os dois maiores municípios produtores de arroz do país. O agricultor, Luiz Rodrigues, possui dois mil hectares em Itaqui. Com a ajuda do clima, a previsão é de que a média de produtividade fique acima da estadual, estimada em oito mil quilos por hectare nesta safra.

– Como não vou estar apavorado se nem o preço mínimo estão garantindo? – questionou Rodrigues.

O preço mínimo estabelecido pelo governo é de R$ 25,80. Mas no mercado a saca de 50 quilos não passa dos R$ 23. O arroz já está quase pronto para ser colhido na região. Muitos produtores já começam a colocar as máquinas nas lavouras a partir do dia 10 de fevereiro.

Mas como o produto não foi valorizado nem mesmo na entressafra, a preocupação dos produtores é com o preço após a colheita.

A enchente de janeiro foi considerada uma das maiores dos últimos tempos na região. Os prejuízos nas lavouras de arroz reduziram os números da colheita, mas não impediram que o Brasil tivesse uma supersafra em 2010.

E ela passou de 148 milhões de toneladas de grãos pelo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um recorde nacional. O número foi 10% maior do que na última safra. Chuvas regulares durante o plantio e desenvolvimento das lavouras e a seca na colheita favoreceram a produção na maior parte do país.

Tags:

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto