Arrozeiros gaúchos pedem recursos para amenizar problemas de preços

Publicado em 23/02/2011 15:14
Arrozeiros gaúchos, com o apoio de parlamentares do Estado, solicitaram ao governo federal novas medidas para a comercialização da safra de arroz, que já começou a ser colhida pelo Rio Grande do Sul. Eles estiveram reunidos com o ministro substituto da Fazenda, Nélson Barbosa, nessa terça-feira, em Brasília.

Entre os pedidos está a prorrogação dos vencimentos do mecanismo de Empréstimos do Governo Federal (EGF), ainda da safra 2009/2010, que somam R$ 340 milhões. Além disso, pedem novas operações de EGF e contratos de opções pública e privada. O deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP-RS) acredita que estas ações podem ajudar a amenizar os problemas de preços vividos pelo setor.

— Se nós tivermos opção privada, opção pública, o EGF e a prorrogação do EGF da safra 2010, será um volume de recursos que vai movimentar mais da metade da safra de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isto é importante no momento em que já se iniciou a colheita nos dois Estados — afirma.

A expectativa é que novas medidas sejam anunciadas até o próximo sábado, quando ocorre a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Camaquã, no sul do Estado.

Também nessa terça, foi publicada no Diário Oficial da União portaria que libera R$ 200 milhões para a Companhia Nacional de Abastecimento operacionalizar os mecanismos de garantia de preço mínimo da safra 2010/2011. A medida faz parte das ações anunciadas pelo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, no início do mês, em Porto Alegre.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Rádio Gaúcha

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Flavio Schirmann Formigueiro - RS

    Estas medidas podem socorrer as safras 2009/2010 e 2010/2011 chegam em muito boa hora, ou seja antes da colheita, quando tudo se define. Cabe a nós produtores TOMAR-MOS DECISÕES QUE AJUSTEM NOSSO SISTEMA PRODUTIVO ARROZEIRO, ADEQUANDO-O ÀS LEIS DE MERCADO,(Oferta/procura, Custo/benfício...) para que possamos continuar produzindo arroz no futuro...

    0