Colheita de trigo deverá cair 26% no Paraná nesta safra

Publicado em 25/02/2011 08:41
O primeiro levantamento sobre a safra de trigo 2011 no Paraná mostrou que pode haver redução de 11% na área plantada, na comparação com o período anterior. O plantio terá início em 11 de março e cerca de 1,05 milhão de hectares deverão ser destinados ao grão, a menor área dos últimos três anos no Estado. Considerando condições normais de clima, a produção deve atingir 2,52 milhões de toneladas, volume 26% menor que o do ano passado.

No caso do milho safrinha, a previsão é de que haja aumento de 15% na área. O excesso de chuva atrasou a colheita da soja e o começo da safra de inverno, mas o Ministério da Agricultura prorrogou o prazo para plantio, e a área cultivada com milho está estimada em 1,57 milhão de hectares. Por enquanto, apenas 16% da área foi plantada, bem menos que os 35% esperados. A expectativa de produção está em 6,86 milhões de toneladas, 1,3% maior que em 2010.

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, estima que a safra de grãos 2010/11 do Paraná será de 30,95 milhões de toneladas, 5% menor que o ciclo anterior, quando a colheita atingiu 32,7 milhões de toneladas, um recorde.

"É uma estimativa bem conservadora", diz o diretor do Deral, Otmar Hubner. "O que sabemos é que as lavouras estão bonitas e, se tudo correr bem, um novo recorde não está descartado." Os técnicos do Deral explicam que a redução na área de trigo é justificada pela queda nos preços, que desestimulam o produtor. E só não será maior por tratar-se da alternativa "mais viável" nas regiões Sul e Centro-Sul do Estado.

O Deral também mostrou que a colheita da primeira safra deve atingir 20,03 milhões de toneladas, 6% abaixo do registrado em 2010. A produção de soja está estimada em 13,94 milhões de toneladas, mesma quantidade obtida no ano passado. A área de plantio do grão foi recorde - 4,5 milhões de hectares - mas a produtividade deverá ser menor. Ela foi de 3.184 quilos por hectare em 2010 e, na atual safra, deve ficar em 3.097, número que pode mudar, porque apenas 5% da cultura foi colhida.

Para o milho da primeira safra, a produção deve ficar em 5,39 milhões de toneladas, o que representa queda de 21% em relação a igual período do ano passado. A explicação é que houve redução na área. De acordo com o Deral, na safra 2010/11 os paranaenses plantaram 735 mil hectares de milho, a menor área desde a década de 60.

As chuvas de janeiro e fevereiro prejudicaram também o feijão das águas e devem provocar queda na colheita. Eram esperadas 541 mil toneladas e a estimativa caiu para 522 mil toneladas. Mesmo menor, essa produção é 7% superior ao que foi colhido no ano passado.

Tags:

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.