Câmara Setorial do Arroz dá início às discussões do setor

Publicado em 23/03/2011 08:09
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), por meio do Departamento de Planejamento e Fomento Agropecuário (DPFA), programa uma série de reuniões com integrantes da Cadeia Produtiva do Arroz.
 
Desde o dia 19 de fevereiro, ocasião em que foram realizados os trabalhos de Interiorização do Governo do Estado, bem como a reunião de reinstalação da Câmara Setorial do Arroz, em São Borja, foram criados Grupos de Trabalho (GT) que se reunirão com objetivo de discutir políticas, estratégias e diretrizes relativas à produção, beneficiamento, industrialização e comercialização do arroz.

Segundo o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, a ideia é agilizar o trabalho desses grupos, por meio de um esforço conjunto entre o DPFA e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), oferecendo subsídios para a próxima reunião ordinária. O trabalho visa, também, estabelecer relações entre agricultores, trabalhadores, produtores, fornecedores, consumidores, empresários e Governo do Estado.

Composição dos Grupos de Trabalhos (GTs):

GT1) Programa de Alternativas para os Usos do Arroz e Incremento na Pesquisa de outras Culturas para Terras Baixas
Data: 24 de março
Horário: 9h
Local: Sede do Irga – Porto Alegre
Participantes: Presidente do Irga e coordenador dos trabalhos - Claudio Fernando Brayer Pereira, e representantes da Fepagro, Embrapa, UFRGS, UFSM, UFPEL, UERGS, Unipampa, Emater, e IFETs.

GT2) Comércio do Arroz e Mercado Mundial
Data: 29 de março
Horário: 9h
Local: Sede do Irga – Porto Alegre
Participantes: Irga, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado (Abiap).
GT3) Carga Tributária na Cadeia Produtiva do Arroz
Data: 30 de março
Horário: 14h
Local: Sede do Irga – Porto Alegre
Participantes: Secretaria da Fazenda, Irga, Farsul, Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul), Federarroz, e Sindicato da Indústria do Arroz (Sindarroz).

Tags:

Fonte: Irga

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irga informa que o acompanhamento da evolução da safra será retomado paralelamente ao retorno da colheita
Ibrafe: Colheita avança no Paraná
ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas