Varidade de arroz ratifica potencial do Tocantins na produção de grãos

Publicado em 23/03/2011 13:05
Tocantins confirma seu potencial agrícola com lançamento de uma nova variedade de grãos. “Essa semente lançada agora no Estado mostra o potencial que o Tocantins possui. É uma semente de arroz irrigado com alto padrão de qualidade adaptado ao clima e solo do Estado”, enfatizou o coordenador de desenvolvimento vegetal, José Américo, no lançamento da semente de arroz BRS Tropical, nesta terça-feira, 22, na fazenda dona Carolina, município de Lagoa da Confusão.

Para o diretor de Defesa Vegetal da Adapec - Agência de Desefa Agropecuária do Tocantins, Luiz Henrique Michelin, o Tocantins vai se tornar um pólo na produção. “Aqui possui todas as qualidades necessárias para o desenvolvimento da produção de grãos, tornando o Estado como um diferencial positivo neste segmento”, enfatizou. A produtividade média desta semente alcança facilmente 7 a 8 toneladas por hectare.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Arroz Feijão, Orlando Peixoto, a semente BRS Tropical é altamente produtiva e resistente às doenças como a brusone e mancha de grãos. A área de plantio da semente é de 30 hectares, destes uma parte é para o replantio da semente na próxima safra. O restante é para a comercialização.

Comercialização

Segundo a Embrapa, a qualidade de grãos de arroz é um fator determinante para a venda do produto para a indústria. Por isso, o desenvolvimento da BRS Tropical foi lançado com este foco, oferecendo ao produtor mais chances de fechar bons negócios na comercialização da safra.

Produção

A produção de arroz irrigado na região de Lagoa da Confusão teve um acréscimo de 14% em área plantada nesta safra 2010-2011. Na safra passada foram 58 mil hectares, ante 62 mil hectares na atual. A região, que compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Formoso do Araguaia, Pium e Dueré, possui cerca de 70 produtores de arroz irrigado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Jornal O Girassol

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário