Começa colheita da super safra de grãos nos Cerrados do Piauí

Publicado em 24/03/2011 07:36
Nos Cerrados piauienses foram plantados nesta safra cerca de 400 mil hectares.
Centenas de máquinas de última geração roncaram cedo na manhã de domingo (20), na Serra do Quilombo, no município de Bom Jesus, a 635 quilômetros de Teresina, marcando o início da colheita de grãos, principalmente soja, em vasta região dos Cerrados piauienses. A expectativa dos próprios agricultores é de que as estimativas feitas até agora sobre o volume a ser colhido serão amplamente superadas.

“Esta será a maior safra em toda a história dos Cerrados do Piauí”, garante Eduardo Barcella, filho de Nelci Barcella, um dos pioneiros nos Cerrados do Piauí, e que está conseguindo colher em seus 1,4 mil hectares uma média de 3,7 mil quilos de soja por hectare, bem acima da média de 3 mil quilos prevista pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Pelos levantamentos realizados até agora, a produção de grãos em todo o Estado deverá ficar em torno de 2,3 milhões de toneladas, mas para se manter a média que vem sendo alcançada no início da colheita na Serra do Quilombo, só a produção dos Cerrados deverá chegar perto da quantidade estimada para a safra geral. “O inverno foi bom, as chuvas foram bem distribuídas e estamos otimistas”, diz Eduardo Barcella.

A família Fritzen, que desde 2003 planta soja, arroz e milho no município de Monte Alegre, também está otimista. A produtividade da soja está alcançando a média de 3,720 mil quilos por hectare. Segundo Janailton Fritzen, a produtividade do milho também surpreende, passando dos 1,1 mil quilos por hectare. Os Fritzen plantaram nesta safra 17,7 mil hectares e no próximo ano esperam chegar aos 20 mil hectares.

Nos Cerrados piauienses foram plantados nesta safra cerca de 400 mil hectares, dos quais 80 mil estão na Serra do Quilombo, que abrange os municípios de Bom Jesus, Currais, Monte Alegre e Redenção do Gurguéia. As principais culturas na região são as de soja e milho e a colheita da soja deverá ser concluída até o fim do mês de abril.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
180° PI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário