Federarroz vai à Brasília por melhores preços ao produto

Publicado em 05/04/2011 09:54
Entidade mantém dia de audiências na Capital Federal. Dez deputados participaram de reunião com entidade em Porto Alegre, sobre a crise do arroz

O presidente da Federarroz, Renato Rocha, vice-presidentes e diretores da entidade cumprirão extensa agenda nesta terça-feira, em Brasília, quando tratarão de temas relevantes para superar a crise de comercialização do cereal neste início de 2011. O primeiro compromisso será o acompanhamento do debate sobre o Código Florestal Brasileiro, na Câmara dos Deputados. A Federarroz, através da VP de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Consultoria Ambiental, participou de todo processo, desde as audiências públicas e com importantes sugestões que subsidiaram a elaboração do relatório do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP) para a redação final que deve ir a votação no Congresso Nacional.

 

O primeiro encontro direcionado a mecanismos de comercialização, segundo o presidente da Federarroz, Renato Rocha, será às 14h, com o coordenador da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Maria dos Anjos. Acompanhados pelo deputado federal Luis Carlos Heinze, os arrozeiros tratarão de ajustes nos leilões do PEP e elaboração do cronograma de leilões dos leilões de contratos de opções pública e privada junto com integrantes da Farsul, Fetag e das indústrias.

 

A partir das 15h, a comitiva da Federarroz se reunirá com o presidente da Conab, Alexandre Aguiar, para debater o credenciamento de armazéns no Rio Grande do Sul como forma de viabilizar o acesso aos mecanismos de comercialização pelos arrozeiros. “O espaço credenciado atualmente é pequeno. Estamos oferecendo algumas soluções para ampliá-lo. Aguardamos o posicionamento da Conab”, avisa Rocha.

 

Além do presidente da Federarroz, Renato Rocha, participarão das audiências o vice-presidente da Planície Costeira Interna, Daire Coutinho, o diretor-técnico José Carlos Gross, o vice-presidente de Mercados, Política Agrícola e Armazenagem, Marco Aurélio Tavares, o consultor ambiental Gerson Ferreira e o conselheiro fiscal João Alberto da Silveira. Representantes de outros segmentos da cadeia produtiva também foram convidados a participarem das audiências.

 

LEGISLATIVO – Nesta segunda-feira o setor produtivo arrozeiro conquistou importante apoio dos deputados federais da bancada gaúcha. Dez deputados estiveram presentes em encontro na Assembléia Legislativa do RS, no qual o presidente da Federarroz, Renato Rocha, acompanhado de dirigentes da Fetag e da Farsul, apresentou o cenário da crise de comercialização de arroz e a gravidade do impacto econômico para mais de 140 municípios gaúchos. Cópias das propostas ora encaminhadas pelos arrozeiros aos governos estadual e federal foram entregues aos deputados. Além da coordenadora da Bancada Federal Gaúcha, deputada Manuela D'Ávila, acompanharam o encontro os deputados federais Alceu Moreira, Giovani Cherini, José Stédile, Jeronimo Goergen, Nelson Marchezan Jr, Ronaldo Zulke, Vieira da Cunha, Luís Carlos Heinze e Vilson Covatti, além de vários assessores de outros deputados.

 

Tags:

Fonte: Federarroz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.