Preço do trigo no Brasil não estimula plantio da safra

Publicado em 19/04/2011 08:33
Apesar da alta no mercado internacional, no PR a área deve diminuir. Boa parte do trigo colhido em 2010 ainda está armazenada.
Na propriedade de Alberto Heinemann, no norte do Paraná, o plantio está começando. Este ano ele vai semear 130 hectares, a mesma área de 2010. Apesar do preço baixo da saca no mercado, Alberto decidiu novamente apostar na cultura pensando na indústria de panificação e porque quase todo mundo preferiu investir no milho.

O agricultor Odair Favali também é produtor de trigo. O plantio está previsto para começar ainda esta semana, mas ele está desanimado com a cultura e já decidiu: reduzirá em 70% a área de trigo.

Preços e dificuldades na comercialização estão desestimulando o plantio de trigo no estado. Segundo a Secretaria de Agricultura do Paraná, a área cultivada será pelo menos 11% menor.

O desânimo do agricultor com a cultura nesta safra é reflexo da situação vivida no ano passado. Boa parte do trigo colhido ainda está armazenada em algumas cooperativas. Os moinhos importaram e muitos agricultores não autorizaram a venda porque ainda esperam por uma reação nos preços.

A Secretaria de Agricultura do estado divulgou que a expectativa de área prevista de plantio deverá atingir um milhão de hectares, mas até agora apenas 5% foram cultivados.

Para Carlos Roberto Riede, agrônomo do Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, o plantio está um pouco atrasado, mas os produtores ainda estão dentro da janela de semeadura.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.