Preço do trigo no Brasil não estimula plantio da safra

Publicado em 19/04/2011 08:33
Apesar da alta no mercado internacional, no PR a área deve diminuir. Boa parte do trigo colhido em 2010 ainda está armazenada.
Na propriedade de Alberto Heinemann, no norte do Paraná, o plantio está começando. Este ano ele vai semear 130 hectares, a mesma área de 2010. Apesar do preço baixo da saca no mercado, Alberto decidiu novamente apostar na cultura pensando na indústria de panificação e porque quase todo mundo preferiu investir no milho.

O agricultor Odair Favali também é produtor de trigo. O plantio está previsto para começar ainda esta semana, mas ele está desanimado com a cultura e já decidiu: reduzirá em 70% a área de trigo.

Preços e dificuldades na comercialização estão desestimulando o plantio de trigo no estado. Segundo a Secretaria de Agricultura do Paraná, a área cultivada será pelo menos 11% menor.

O desânimo do agricultor com a cultura nesta safra é reflexo da situação vivida no ano passado. Boa parte do trigo colhido ainda está armazenada em algumas cooperativas. Os moinhos importaram e muitos agricultores não autorizaram a venda porque ainda esperam por uma reação nos preços.

A Secretaria de Agricultura do estado divulgou que a expectativa de área prevista de plantio deverá atingir um milhão de hectares, mas até agora apenas 5% foram cultivados.

Para Carlos Roberto Riede, agrônomo do Iapar, Instituto Agronômico do Paraná, o plantio está um pouco atrasado, mas os produtores ainda estão dentro da janela de semeadura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário