Expectativa de safra histórica de grãos acelera colheita no Rio Grande do Sul

Publicado em 20/04/2011 08:22
A previsão é de uma produção de mais de 27 milhões de toneladas de grãos. O volume maior vem da soja, com 11 milhões de toneladas.
Agricultores do Rio Grande do Sul estão com pressa para tirar a safra de grãos do campo. O trabalho foi estendido em muitas propriedades, onde as máquinas não param nem durante a noite.

Na escuridão, as luzes das máquinas abrem caminho na lavoura. A pressa dos agricultores tem um motivo bem animador: a expectativa de uma safra histórica de grãos no Rio Grande do Sul, de mais de 27 milhões de toneladas. O volume maior vem da soja, com 11 milhões de toneladas previstas.

O agricultor Édio Quaini, que trabalha no campo há 30 anos, diz que nunca viu produtividade tão alta e quer aproveitar o tempo bom para ter mais lucro. “Todo o tempo que nós ganhamos de noite, vamos adiantar a colheita. O quanto antes nós fizermos ela, melhor. Nós tiramos do tempo e do risco de algum contratempo climático”, justifica.

Em época de safra a jornada de trabalho do agricultor é puxada e não se resume à lavoura. Depois de colhidos, os grãos são armazenados em um depósito. Quase não sobra tempo para as refeições. O jeito é improvisar.

A pausa para o jantar termina com a chegada dos caminhões, que saem abarrotados e abrem espaço para a colheita do dia seguinte.

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de soja do país. Fica atrás de Mato Grosso e do Paraná.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arrozeiros garantem que não faltará arroz mesmo com as enchentes no Rio Grande do Sul
Irga instala comitê de crise em Camaquã
Anec avalia que enchentes no RS podem levar a originação de soja em outros Estados
É hora do Brasil importar arroz? Medida gera divergências entre governo e especialistas do setor
Ibrafe: O Brasil não terá necessidade de importar Feijão mesmo com as perdas do Rio Grande do Sul