NY: Cacau encerra com alta diante dados de exportação da Costa do Marfim

Publicado em 27/04/2011 16:59

Na Bolsa de Nova York, os contratos futuros do cacau encerraram com valorização expressiva na sessão desta quarta-feira. Para o contrato julho, o de maior liquidez, os lotes foram cotados a US$ 3.168 por tonelada, com um avanço de US$ 75 ou 2,42%.
O impulso se deu por conta dos dados divulgados pelo Porto de San Pietro na Costa do Marfim, que mostram uma queda de 9% dos embarques da commodity para a Europa no primeiro trimestre do ano, com  a proibição decretada pelo presidente Alassane Ouattara.
Neste período, as exportações da Costa do Marfim para a América do Norte atingiram 58,98 mil toneladas, volume 12,2% acima das 52,57 mil toneladas apuradas no primeiro trimestre do ano anterior. Já os embarques para Europa Ocidental recuaram 9,9% no período, para 64,64 mil toneladas, ante 71,72 mil toneladas em igual intervalo de 2010.

 Para o segundo semestre deve ocorrer um aumento significativo nas vendas externas à medida que as 400 mil toneladas estocadas nos portos de San Pietro e Abidjã estão liberadas para o mercado mundial.

Após os fim das sanções da União européia, autoridades informaram que os navios já começaram a chegar aos portos, mas alguns exportadores estão aguardando a reabertura do setor bancário para retomar integralmente as atividades, já que sem isso só é possível fazer pagamentos em dinheiro.

Tags:

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país