Safras de trigo da América do Sul começam a ser plantadas, com clima favorável

Publicado em 28/04/2011 12:01
O boletim Trigo&Farinhas informa, em sua edição da última quarta-feira (27), que, ao contrário do que ocorre na maioria dos demais países plantadores de trigo do Hemisfério Norte, o plantio deste cereal na América do Sul começa a ser feito com clima muito favorável. Já foram plantados 24% do trigo no Paraná, 3% do trigo no Paraguai e os triticultores do Uruguai iniciaram o seu plantio esta semana. Os produtores do Rio Grande do Sul e da Argentina devem começar o plantio no mês de maio.

O clima, em geral, tem sido muito favorável, com boas chuvas precedendo os plantios e desenvolvendo uma boa germinação. No Paraná, onde o plantio está mais adiantado, os relatórios oficiais informam que 100% do trigo plantado está em estado ótimo, com zero de bom e zero de ruim. No Uruguai e no Paraguai as lavouras estão com boa umidade e clima favorável, até o momento.

Embora ainda seja cedo para definir quaisquer números quanto à produção da safra 2011/12 na região, as estimativas indicam que o Brasil poderá ter uma produção ao redor de 5,2 milhões de toneladas, contra 5,88 milhões do ano passado; o Uruguai ao redor de 1,95 milhão de toneladas, contra 1,35 milhão em 2010/11 e o Paraguai ao redor de 1,440 milhão de toneladas, contra 980 mil na safra anterior. Não há estimativas para a safra argentina, mas, se o clima favorável também atingir aquele país, deverá haver uma colheita entre 15 e 17 milhões de toneladas, contra 15,07 do ano anterior. Assim, Argentina, Uruguai e Paraguai deverão aumentar a sua produção em média em 10,5%, na safra 2011/12, enquanto o Brasil deverá diminuir a sua produção em aproximadamente 11,56%.

A estimativa é de que o Brasil importe dos seus vizinhos do Mercosul algo ao redor de 6,5 milhões de toneladas na temporada 2011/12.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Trigo & Farinhas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário