Arroz: CMN autoriza reabertura do Produsa e prorroga EGF integralmente

Publicado em 02/05/2011 10:17

Confome antecipado pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na quinta-feira (28), as resoluções n° 3.969 e 3970. A primeira reabriu, até 30 de setembro, o programa emergencial de crédito criado no âmbito do Produsa para financiar produtores de arroz que perderam suas lavouras em decorrência dos temporais que atingiu o estado gaúcho no final de 2009 e início de 2010. Já a segunda, suspendeu integralmente o pagamento do Empréstimo do Governo Federal – EGF – da safra 2009/10, pelo prazo de 180 dias, a partir do vencimento da parcela.

 Resolução 3.969
 Resolução 3.970

Segundo Heinze, a reabertura do Produsa era necessária, pois muitos produtores não conseguiram acessar o crédito devido a elevada quantidade de documentos exigidos pelas instituições financeiras. Ele alega que o licenciamento ambiental foi o principal entrave para liberar o dinheiro. “Argumentamos com o BNDES que o recurso era emergencial. Porém, a legislação não permitia a concessão do financiamento sem o documento fornecido pelo órgão ambiental. Por isso a necessidade de mais prazo para contratação”, afirma.

Para Heinze, a suspensão integral do pagamento das parcelas do EGF, embora anunciadas após o pagamento de um grande percentual do débito, contribui para reduzir a oferta de arroz no mercado no momento em que o preço do grão é um dos mais baixos já verificados. “Somadas as outras medidas que estamos trabalhando, como AGF e Preço Meta, essa prorrogação retira a pressão do mercado e contribuirá para melhorar o valor pago ao orizicultor”, explica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ass. Com. Luiz Carlos Heinze

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário