Qualidade do feijão é fiscalizada no Paraná

Publicado em 11/05/2011 08:32
Informações da embalagem e defeitos nos grãos são alguns dos fatores que serão verificados; Estado será o primeiro do País a realizar fiscalização.
A qualidade do feijão comercializado no Paraná será fiscalizada pelo Instituto Brasileiro de Feijão (Ibrafe). O Estado será o primeiro do País a verificar, nos pontos de venda, o cumprimento das exigências da Instrução Normativa nº 12 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Fatores como informações da embalagem e defeitos no produto - grãos quebrados, estragados ou com umidade - serão analisados.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Ibrafe, Marcelo Eduardo Luders, o Mapa já realiza essa fiscalização, mas enfrenta dificuldades de contingente. ''O Ibrafe tem a intenção de promover o aumento do consumo de feijão e precisa estar com a casa em ordem para isso'', justifica. Luders esclarece que o Ibrafe vai recolher as amostras e enviar para análise. Caso haja alguma irregularidade, o Ministério será comunicado e tomará as medidas necessárias. Segundo ele, o percentual máximo permitido de defeitos leves é de 3%.

O Paraná é o maior produtor de feijão do País, sendo responsável por 24% da safra nacional. Luders ressalta que esse fator foi determinante para escolha do Estado como pioneiro nas medidas de fiscalização. Na sequência, outros estados serão envolvidos na proposta, a começar por São Paulo. Segundo dados do Ibrafe, o Paraná deve colher 858.498 toneladas de feijão em 2011 (somatória das três safras), volume 8,4% superior às safras de 2010, que somaram 792.010 toneladas.

Segundo Luders, um levantamento realizado pelo Instituto Totum, constatou que, em média, pouco mais de 50% do feijão comercializado no Paraná apresenta alguma irregularidade. Ele esclarece que são passíveis de advertências e punições as empresas empacotadoras e os pontos de venda do varejo, que podem ser considerados corresponsáveis. As multas podem variar de R$ 2 mil a R$ 5 milhões. ''O varejo precisa tomar cuidado e filtrar os fornecedores que apresentarem problema'', orienta.

Luders revela que a proposta abre também a possibilidade de encaminhar denúncias a órgãos de defesa do consumidor. ''O principal objetivo do Ibrafe é a segurança do consumidor. A intenção é aumentar o consumo e, para isso, o consumidor precisa ter segurança para comprar feijão de qualidade'', salienta.

O início da fiscalização foi anunciado segunda-feira, na sede da Superintendência do Mapa, em Curitiba. Participaram da reunião entidades de classe, empacotadoras, órgãos de defesa do consumidor, representantes do Ibrafe e técnicos do Ministério. ''Fizemos primeiro uma orientação na reunião, porque não é desejo do Ministério multar'', afirma. Luders lembra que no final do ano passado o Ibrafe lançou o selo 100% Feijão, que reconhece os atores da cadeia produtiva que atuam conforme as exigências do Mapa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha Web

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário