Ministério aprova zoneamento do arroz em MT para safra 2011/12

Publicado em 16/05/2011 10:25
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou o zoneamento agrícola de risco climático para a cultura do arroz de sequeiro em Mato Grosso para o ano-safra 2011/2012. Este estudo identificou os municípios aptos e períodos de plantio com o menor risco climático para o cultivo do produto no Estado.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em levantamento realizado em maio deste ano, na safra 2010/2011, Mato Grosso utilizou uma área de 240 mil hectares de arroz e produziu cerca de 740 mil toneladas. De acordo com a portaria, “a produção do arroz em regime de sequeiro é dependente do regime pluvial, uma vez que ocorrência de estresses hídricos durante o ciclo e, em especial, no estagio de florescimento/enchimento dos grãos, pode comprometer grandemente a produtividade da cultura”.

Para o estudo, foram determinados que os tipos de solos 1, 2 e 3 são os mais aptos para o cultivo. Não são indicadas para o cultivo, as áreas de preservação obrigatória, áreas com solos que apresentam profundidade inferior a 50 cm ou com solos muito pedregoso, “isto é, solos nos quais calhaus e matacões ocupem mais de 15% da massa e/ou da superfície do terreno”, aponta.

Já as cultivares indicadas para o plantio tem três grupos. No primeiro, Agro Norte – AN Cambará, ANa 5011 e ANa 9001 e Embrapa – BRS Pepita e BRS Primavera. No segundo grupo, Agro Norte – Best 2000; Embrapa – BRS Aroma, BRS Bonança, BRS Monarca, BRS Sertaneja e Maravilha; Embrapa/UFLA/EPAMIG – BRSMG Curinga; Rice Tec Sementes LTDA – Ecco, Ecco CL, Inov CL e RT5310 CL. E no terceiro grupo, “com base nas informações prestadas pelos obtentores/mantenedores, das cultivares indicadas nenhuma obteve o enquadramento do grupo III”.

A relação dos municípios, tipos de solos e períodos de semeadura estão dispostas no decreto que foi publicado no Diário Oficial da União, na sexta-feira (13), nas páginas 28 e 29, da sessão 1.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.