Arrozeiros protestam em Uruguaiana/RS

Publicado em 18/05/2011 08:52
Produtores realizaram audiência pública para discutir o baixo preço do grão. Eles decidiram bloquear a ponte que liga o Brasil à Argentina.
Agricultores gaúchos e catarinenses se concentraram ainda de manhã na praça central de Uruguaiana em uma audiência pública e apresentaram as reivindicações aos deputados estaduais.

Eles elaboraram um documento e pediram, entre outras coisas, a criação de um mecanismo chamado ‘preço meta’, que pagaria direto ao produtor a diferença entre o preço de mercado e o preço mínimo estipulado pelo governo e a suspensão da importação de arroz do Mercosul por um prazo de 180 dias.

No início da tarde, os agricultores decidiram interromper o transito na ponte internacional, principal ligação rodoviária entre o Brasil e a Argentina, por onde passam diariamente cerca de 800 caminhões.

Os agentes passaram a tarde negociando a reabertura da ponte. O trânsito foi liberado em meia pista apenas para veículos de passeio.

O Ministério da Agricultura informou que uma portaria liberando a realização de leilões para comercialização de um milhão de toneladas de arroz já foi autorizada pelo ministro Wagner Rossi, só que o documento precisa ainda da assinatura do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Conforme a Secretaria Estadual de Agricultura, ainda esta semana o governo federal deve apresentar medidas para valorizar o produto, mas não vai restringir a importação.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arroz/Cepea: Fortes chuvas no RS preocupam produtores
Feijão/Cepea: Cepea e CNA começam a levantar informações sobre a cadeia produtiva do feijão
Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista