Plantio do trigo entra na fase final no Paraná

Publicado em 19/05/2011 08:01
Com 62% da área semeada, o plantio do trigo entra na fase final no Paraná. Levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) mostra que, até o início da semana, as máquinas haviam passado por 640 hectares, de um total de 1,03 milhão de hectares previstos para a cultura no estado neste ano.

Desmotivados pelo mercado, os produtores paranaenses recuaram em 12% a área destinada ao cereal neste inverno. Foi a segunda redução consecutiva no plantio do grão, que já havia perdido 11% da sua área no estado em 2010.

Com clima favorável, as lavouras paranaenses têm potencial para render 2,85 milhões de toneladas, produção que, se confirmada, será 17% menor que a obtida no ano anterior. Em boletim de acompanhamento de safra, a Seab informa que “23% das lavouras semeadas até agora encontram-se em germinação e 77% em desenvolvimento vegetativo, fases que não apresentam riscos com relação à ocorrência de geadas”.

Maior produtor nacional, o Paraná responde por 54% da safra brasileira de trigo. A produção estadual é suficiente para atender a 27% da demanda anual do país. Cerca de metade do consumo nacional é suprido pelo produto importado. A Argentina é o principal fornecedor.

Tags:

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto