Plantio do trigo entra na fase final no Paraná

Publicado em 19/05/2011 08:01 193 exibições
Com 62% da área semeada, o plantio do trigo entra na fase final no Paraná. Levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) mostra que, até o início da semana, as máquinas haviam passado por 640 hectares, de um total de 1,03 milhão de hectares previstos para a cultura no estado neste ano.

Desmotivados pelo mercado, os produtores paranaenses recuaram em 12% a área destinada ao cereal neste inverno. Foi a segunda redução consecutiva no plantio do grão, que já havia perdido 11% da sua área no estado em 2010.

Com clima favorável, as lavouras paranaenses têm potencial para render 2,85 milhões de toneladas, produção que, se confirmada, será 17% menor que a obtida no ano anterior. Em boletim de acompanhamento de safra, a Seab informa que “23% das lavouras semeadas até agora encontram-se em germinação e 77% em desenvolvimento vegetativo, fases que não apresentam riscos com relação à ocorrência de geadas”.

Maior produtor nacional, o Paraná responde por 54% da safra brasileira de trigo. A produção estadual é suficiente para atender a 27% da demanda anual do país. Cerca de metade do consumo nacional é suprido pelo produto importado. A Argentina é o principal fornecedor.

Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

0 comentário